COPA #DIA16: 1ª folga tem coletivas e últimos ajustes antes do mata-mata
Uruguai, Portugal, Argentina e França fizeram treinos finais na véspera da estreia nas oitavas de final; Brasil conta com retorno de Danilo e tem otimismo por Marcelo
- Matéria
- Mais Notícias
Após 48 partidas em 15 dias, a Copa da Rússia viveu seu primeiro intervalo. O dia das seleções foi recheado de entrevistas coletivas e ajustes finais nos treinos às vésperas do início do mata-mata. Perdeu alguma coisa? O LANCE! separou as principais notícias desta sexta-feira.
BALANÇO DO ÁRBITRO DE VÍDEO
No dia seguinte à final da fase de grupos, a Comissão de Arbitragem da Fifa concedeu uma entrevista coletiva para fazer um balanço sobre a introdução do árbitro de vídeo (VAR, na sigla em inglês).
Pierluigi Collina, chefe da comissão, defendeu mais uma vez que o empurrão de Zuber em Miranda, no gol da Suíça sobre o Brasil, na primeira rodada, não foi faltoso. Como argumento, apresentou outros três lances semelhantes com a conversa entre os árbitros de campo e os assistentes de vídeo. Ao todo, a equipe de vídeo analisou 335 lances durante os 48 jogos (média de 6,9 por partida), sendo que 17 decisões foram tomadas com auxílio do VAR.
TREINO DA SELEÇÃO BRASILEIRA
No primeiro treino da Seleção após a vitória sobre a Sérvia por 2 a 0, Tite pôde finalmente contar novamente com Danilo, recuperado de uma lesão muscular no quadril e que deverá estar disponível para o jogo contra o México, segunda-feira.
Douglas Costa, com um problema na coxa direita, fez somente trabalhos específicos do tratamento da contusão e não esteve junto dos outros atletas. O mesmo aconteceu com Marcelo, que apareceu no campo de chinelos e esteve na parte interna do centro de treinamento, para melhorar do espasmo muscular nas costas que sofreu conta a Sérvia.
CASEMIRO
Designado para a entrevista coletiva desta sexta-feira, Casemiro exaltou o sistema defensivo brasileiro, que tomou somente um gol na fase de grupos. O meio-campista fez questão de frisar que a defesa começa com os homens de frente. Ele também elogiou Tite, que preservou na Seleção as mesmas características que ele tem demonstrado no Real Madrid. Segundo ele, isso também acontece com a maioria dos jogadores que estão na Copa.
Na entrevista, Casemiro também negou que o elenco brasileiro tenha de fazer uma proteção a Neymar. Na opinião do camisa 5, por ser uma estrela mundial há muito tempo, ele já sabe lidar sozinho com as críticas e está acostumado com elas.
TREINO DA ARGENTINA
Apesar de indicar que repetirá uma escalação pela primeira vez desde que assumiu a Argentina, Sampaoli testou uma mudança no ataque no treino desta sexta-feira. Na parte final da atividade, o técnico tirou Higuaín, titular contra a Nigéria, e colocou Pavón.
COLETIVA DE JORGE SAMPAOLI
Na entrevista coletiva antes do jogo contra a França, Sampaoli negou que tenha perguntado a Messi se deveria ou não colocar Aguero contra a Nigéria. Segundo ele, somente comunicou ao camisa 10 sua decisão. Em outra pergunta da coletiva, no entanto, o técnico admitiu que conversa com o craque sobre o rendimento da equipe.
ANDRÉS GUARDADO
Capitão da seleção mexicana, Andrés Guardado foi duro ao comentar sobre o "estilo de jogo" de Neymar e seu gosto por "exagerar em faltas".
- Nós conhecemos o Neymar. Mas não compete a mim julgar, cabe ao árbitro saber conduzir o jogo, hoje tem o VAR. Tem de ver o estilo de jogo, sabemos que o Neymar gosta de exagerar e se atirar muito, é seu estilo de jogo. Tem de jogar, mas quem tem de ver isso são os árbitros e não a gente.
DIDIER DESCHAMPS
Comandante do rival da Argentina neste sábado, Didier Deschamps não negou que o grande foco da França é "tentar limitar a influência" de Lionel Messi. O treinador destacou que "o time não é montado em volta de Messi. Mas, mesmo pelo número de gols marcados, ele mostra que tem um grande impacto".
Relacionadas
FERNANDO SANTOS
O técnico de Portugal não negou que a equipe depende de CR7. Fernando Santos, no entanto, fez questão de ressaltar a importância do restante dos jogadores dizendo: "Se Cristiano Ronaldo jogar sozinho, ele perde".
- Precisamos ser fortes como equipe, tal como o Uruguai. É difícil alguém jogar sozinho. Mesmo quando ele marcou três gols em um jogo, teve uma equipe trabalhando com ele.
CONFIRA A AGENDA DE JOGOS DESTE SÁBADO (30/6)
11h - França x Argentina, em Kazan - oitavas de final - Confira a prévia
15h - Uruguai x Portugal, em Sochi - oitavas de final - Confira a prévia
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias