Na raça! Assim, a Seleção Brasileira conquistou o primeiro triunfo na atual edição da Copa do Mundo. Embora o nervosismo tenha pautado o ambiente canarinho durante quase todo o jogo em solo russo, a equipe comandada por Tite se superou no fim e venceu a Costa Rica por 2 a 0. Os gols foram marcados por Philippe Coutinho e Neymar. O nono dia do Mundial também teve vitória da Nigéria, com destaque para o atacante Musa, e alívio de Jorge Sampaoli à frente da Argentina. Não acompanhou? O LANCE! destaca os fatos mais importantes:
BRASIL VENCE A PRIMEIRA
Foi sofrido, mas o Brasil venceu a Costa Rica, por 2 a 0. Após um primeiro tempo morno, a equipe sul-americana voltou dos vestiários com maior ímpeto ofensivo e saiu de campo com o resultado favorável. Destaque para a atuação de Philippe Coutinho, que foi eleito o melhor em campo pela segunda vez em dois jogos. Líder do Grupo E, com quatro pontos, o Brasil leva vantagem sobre a Suíça no saldo de gols e, por isso, é líder. Empate com a Sérvia, na quarta-feira, garantirá o time nas oitavas de final.
DESABAFO CANARINHO
Criticado pelo desempenho na primeira partida diante da Suíça, Neymar foi às lágrimas após o apito final do embate contra a Costa Rica. Nas redes sociais, o atacante desabafou: 'Falar, até papagaio fala'. Em entrevista depois do jogo, Gabriel Jesus também se mostrou incomodado com a pressão sobre o time: 'Não está fácil para ninguém'.
VAR EM PAUTA OUTRA VEZ
Motivo de reclamação da CBF na estreia, o VAR voltou a ter papel importante em um jogo da Seleção. Em lance polêmico, o árbitro apontou pênalti em Neymar. Após rever o lance através do recurso, porém, a decisão foi alterada e gerou muita reclamação.
NIGÉRIA VENCE E ARGENTINA RESPIRA
Com show do atacante Musa, que fez dois belos gols, a Nigéria venceu a Islândia por 2 a 0, chegou a três pontos e assumiu a segunda colocação do Grupo D, que é liderado pela já classificada Croácia. Mas o triunfo africano também foi muito comemorado pela Argentina, que, mesmo só tendo um ponto conquistado, ganhou uma sobrevida no Mundial. Com o resultado desta sexta, os sul-americanos podem conquistar uma vaga se triunfarem no confronto direto contra os nigerianos, na última rodada da chave.
PROVOCAÇÃO CROATA
Não bastasse a goleada por 3 a 0, os jogadores croatas ainda tripudiam sobre a Argentina fora das quatro linhas. Em entrevista, o lateral-direito Vrsaljko disparou contra a postura do último rival: 'Vi os argentinos caírem no chão e chorarem como meninas. Nós fomos melhores e tivemos as melhores oportunidades'.
A PRIMEIRA DE VIRADA
Em jogo válido pelo grupo do Brasil, a Suíça começou perdendo, mas se recuperou, venceu a Sérvia por 2 a 1 e assumiu o segundo lugar na classificação. Este, por sinal, foi o primeiro jogo vencido de virada na atual edição da Copa do Mundo.
ALEMANHA E SUÉCIA DUELAM DESFALCADAS
Depois de perder para o México na estreia, a Alemanha tenta se recuperar diante da Suécia, que bateu a Coréia do Sul. Para o jogo, porém, ambas as equipes terão baixas. A atual campeã não deve contar com Hummels, que tem uma lesão na cervical. Do outro lado, Helander, Rohdén e Jansson não vão jogar por causa de problemas estomacais. A bola rola às 15h (de Brasília).
NO AUGE DA MATURIDADE
Promessa de sucesso em 2014, a Bélgica parou nas quartas de final. Na Copa da Rússia, porém, o time de Roberto Martínez quer fazer valer o rótulo de "geração de ouro". A maturidade da equipe foi o tema principal da coletiva desta sexta: "Temos muito mais experiência do que no Mundial do Brasil. Há muito tempo grande parte do grupo joga junto", disse o meio-campista Witsel. Para continuar provando o potencial da seleção, a Bélgica encara a Tunísia, às 9h (de Brasília) deste sábado.
ALTA TEMPERATURA
Derrotada na estreia, a Coreia do Sul precisa vencer o México, às 12h (de Brasília), para manter vivo o sonho de uma vaga nas oitavas. Para isso, o técnico da seleção asiática já sabe qual será o maior adversário: a temperatura. 'Está bem mais difícil do que imaginávamos. Está muito mais quente. São 15ºC de diferença em comparação com Nizhny Novgorod, então temos que nos ajustar. Acho que a maior dificuldade do jogo de amanhã será o clima, vai ter influência', disse Shin Tae-yong.
PERU QUER MANTER GARECA
Mesmo com uma partida a cumprir no Grupo C, a seleção peruana já está eliminada da Copa do Mundo. Apesar disso, a Federação Peruana de Futebol parece estar satisfeita com o desempenho de Ricardo Gareca à frente da equipe. Nesta sexta-feira, em entrevista coletiva, o gerente de futebol da entidade, Juan Carlos Oblitas, afirmou que confia no trabalho do comandante argentino.
CONFIRA A AGENDA DE JOGOS DESTE SÁBADO (23/6)
9h -Bélgica x Tunísia, em Spartak - Grupo G - Confira a prévia
12h - México x Coréia do Sul, em Rostov - Grupo F - Confira a prévia
15h - Alemanha x Suécia, em Sochi - Grupo F - Confira a prévia