Copa do Mundo: entenda por que a Polônia está classificada e o México eliminado
Seleções ficaram empatadas em pontos e quase definiram a vaga no número de cartões
- Matéria
- Mais Notícias
Uma situação curiosa aconteceu no Grupo C da Copa do Mundo. Polônia e México terminaram a fase de grupos iguais em pontos (4) e quase definiram a vaga no penúltimo critério de desempate: o número de cartões.
O gol da Arábia Saudita nos acréscimos evitou este cenário. No fim, a seleção europeia ficou com um saldo de gols melhor e, assim, garantiu classificação às oitavas de final do Mundial como segundo lugar da chave. Abaixo, o LANCE! explica com mais detalhes.
Relacionadas
Classificação final do Grupo C na Copa do Mundo:
1° Argentina - 6 pontos (saldo de +3)
2° Polônia - 4 pontos (saldo de 0 e 5 pontos no Fair Play)
3° México - 4 pontos (saldo de -1 e 7 pontos no Fair Play)
4° Arábia Saudita - 3 pontos (saldo de -2)
Caso o México vencesse a Arábia Saudita por 2 a 0, as duas seleções terminariam empatadas nos três primeiros critérios de desempate e definiriam a vaga no "Fair Play".
Os critérios de desempate na Copa do Mundo:
1. Melhor saldo de gols
2. Mais gols pró
3. Confronto direto
4. Fair Play (menos cartões vermelhos e amarelos)
5. Sorteio
Há um sistema de pontuação no "Fair Play": cartão amarelo vale 1 ponto; cartão vermelho (resultante de segunda advertência por cartão amarelo), 3 pontos; cartão vermelho direto, 4 pontos; cartão vermelho (direto, para jogador que já tenha recebido o cartão amarelo), 5 pontos. Se houver necessidade do uso deste critério de desempate, a seleção que somar o menor número de pontos se classifica.
Com sete cartões amarelos, o México somou sete pontos de "Fair Play". A Polônia, por outro lado, somou cinco pontos neste critério e levaria a melhor se fosse necessário usar esse critério.
Esta seria a segunda vez de uma vaga sendo decidida no "Fair Play". Em 2018, Japão e Senegal terminaram o Grupo H iguais em pontos (4), saldo de gols (0), gols marcados (4). Melhor para os japoneses, que receberam quatro cartões amarelos, dois a menos que a seleção africana, e avançou para o mata-mata.
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias