Saiba quantas participações a Coreia do Sul tem em Copas do Mundo

País asiático já sediou edição do torneio vencido pelo Brasil e possui tradição de disputar a competição

Escrito por

Apesar de nunca ter conquistado o torneio, a Coreia do Sul possui muita tradição em Copas do Mundo. Com a estreia no Qatar contra o Uruguai, no Grupo H, a seleção asiática chegou a sua 11ª participação, tendo disputado praticamente metade das edições. Além disso, o país sediou um dos torneio deste século. Dessa forma, o LANCE! apresenta a você, torcedor, mais detalhes sobre o time sul-coreano na competição.

+ Quais são os maiores jogadores da Seleção em Copas? Veja votação do LANCE!

A primeira vez que a seleção da Coreia do Sul participou de uma Copa do Mundo foi em 1954, na Suíça. Naquela edição, os asiáticos foram derrotados, de forma vexatória, nas duas únicas partidas que jogaram. Contra a Hungria de Puskás, que viria a ser finalista da competição, a Coreia perdeu por 9 a 0. Diante da Turquia, fechou a sua participação com goleada sofrida por 7 a 0.

Os sul-coreanos só voltariam a participar de uma Copa 32 anos depois, em 1986, quando também caíram na primeira fase. No entanto, com a popularização do esporte no pais, a seleção garantiu vaga em todas as edições desde então.

Até 1998, a Coreia do Sul caiu na primeira fase em todos os torneio. Mas, em 2002, veio o maior desafio do país: sediar uma Copa do Mundo.

Em conjunto com o Japão, realizou o torneio nos dois países do continente asiático e foi grande destaque, terminando a competição em quarto lugar. Na ocasião, o Brasil venceu a Alemanha e se sagrou pentacampeão.

Depois, voltou à fase mata-mata apenas em 2010, quando chegou nas oitavas de final, mas perdeu para o próprio Uruguai, dos craques Forlán e Suárez, que está na Celeste em 2022.

Além da seleção uruguaia, Portugal e Gana também integram o Grupo H, da Coreia do Sul. Liderados por Son, os sul-coreanos buscam fazer história mais uma vez no torneio mais importante do planeta.

Siga o Lance! no Google News