Croácia na Copa do Mundo 2022: veja campanha, convocados e destaques
Croatas enfrentam a Seleção Brasileira nas quartas de final
Atual vice-campeã, a Croácia encara o Brasil nas quartas de final da Copa do Mundo. O duelo ocorre nesta sexta-feira, às 12h (de Brasília), e marca mais um capítulo importante na história do país europeu no esporte. Nesse sentido, veja a campanha da equipe do treinador Zlatko Dalić, os jogadores disponíveis e grandes destaques da seleção.
+ E se as seleções da Copa fossem comparadas com clubes do Brasileirão? Veja!
CAMPANHA
A seleção da Croácia chegou ao Qatar para disputar vaga no Grupo F. Liderados por Luka Modric, os croatas empataram com Marrocos, golearam o Canadá e seguraram o empate na última rodada da primeira fase, contra a Bélgica. Assim, foram 5 pontos, com quatro gols marcados - todos no jogo contra os canadenses - e apenas um gol sofrido.
Classificada na segunda colocação, a Croácia pegou o Japão, primeiro do Grupo E, nas oitavas de final. Em jogo truncado, os japoneses abriram o placar, mas Perisic igualou o marcador. Na disputa de pênaltis, brilhou a estrela do goleiro Livaković, que pegou todas as cobranças dos Samurais Azuis e garantiu a classificação para as quartas de final.
CONVOCADOS
Dos 26 atletas chamados por Zlatko Dalić, oito atuaram na última edição da Copa, na qual a Croácia ficou com o vice-campeonato. Dentre eles, sete são titulares: Livakovic (goleiro); Lovren (defensores); Kovacic, Modric e Brozovic (meias); Perisic e Kramaric (atacantes).
Zagueiro titular em 2018, Vida é o único atleta remanescente que está no banco de reservas. Aos 33 anos, o croata atua no AEK Atenas, da Grécia.
Além desses jogadores, foram convocados outros 16 jogadores: Ivusic e Grbic (goleiros); Barisic, Juranovic, Gvardiol, Sosa, Stanisic, Erlic e Sutalo (defensores); Pasalic, Vlasic, Majer, Jakic e Sucic (meias); Bruno Petkovic, Orsic, Budimir e Livaja (atacantes).
DESTAQUES
Com 37 anos e uma Bola de Ouro, Modric é o grande craque da seleção croata. Na última edição do torneio, o atleta foi eleito o melhor jogador e, consequentemente, venceu o prêmio de melhor do mundo pela France Football. No entanto, faz Copa discreta até o momento, com nenhum gol marcado.
No torneio, Livakovic se consagrou pelas defesas de pênalti nas oitavas de final e apenas dois gols sofridos nas quatro partidas disputadas pela Croácia. Contra o Japão, pegou três cobranças na decisão por penalidades.
O zagueiro Gvardiol também é importante para o sucesso do sistema defensivo croata. Com apenas 20 anos, atualmente no RB Leipzig, a promessa ocupa o lugar de Vida e é o sexto jogador com mais recuperação de bolas no Mundial. Gvardiol foi destaque, sobretudo, no empate contra a Bélgica, quando marcou, individualmente, o craque Lukaku.
+ Brasil x Croácia em 2014: relembre resultado, escalações e mais
A Seleção Brasileira e a Croácia se enfrentam nesta sexta-feira, às 12h (de Brasília), no Estádio Cidade da Educação. O duelo, válido pela primeira partidas das quartas de finais, colocará a equipe vencedora na semifinal da Copa do Mundo. Quem vencer pega o ganhador do confronto entre Holanda e Argentina.