Curiosidades das Copas: Em 38, Brasil se ‘supera’ com brilho de Leônidas

Na terceira edição do Mundial, na França, Seleção tem seu melhor desempenho até então, caindo apenas nas semifinais. Atacante termina como artilheiro

Escrito por

A primeira grande campanha da Seleção Brasileira em uma Copa do Mundo foi em 1938, na terceira edição. Após cair na primeira fase em 30 e 34, o Brasil foi terceiro colocado no torneio disputado na França. E o resultado deve-se muito ao brilho de um atacante, que foi um dos craques das primeiras décadas do futebol nacional: Leônidas da Silva.  O "Diamante Negro" barbarizou em campos franceses. 

Leônidas terminou a disputa como artilheiro, com sete gols. O detalhe é que não jogou na semifinal, contra a Itália, em que a Seleção foi eliminada ao perder por 2 a 1. O atacante foi poupado pelo técnico Ademir Pimenta porque tinha uma lesão. Um detalhe curioso é que o jogador fez um gol descalço na prorrogação contra a Polônia, nas oitavas de final, em partida que terminou 6 a 5 para o Brasil. Relatos da época dão conta de que o brasileiro perdeu a chuteira durante a disputa do lance. Nessa partida, ele fez quatro gols. 

A Seleção terminou em terceiro lugar ao derrotar a Suécia, em confronto que se tornaria o mais repetido da história dos Mundiais. E 20 anos depois, o Escrete Canarinho seria campeão do mundo pela primeira vez. 

BICAMPEONATO

Em 38, a Itália tornou-se a primeira bicampeã do mundo, para alegria do ditador Benito Mussolini (de preto em pé), que usou o título como propaganda política de seu regime fascista (Foto: Reprodução)

DE 38 para 98

Palco da semifinal entre Brasil e Holanda, em 98, o Velódrome, em Marseille, também recebeu jogos da Copa de 38, inclusive a eliminação brasileira para a Itália (FOTO: DANIEL GARCIA / AFP)

CAMPANHA DO BRASIL EM 38

- Brasil 6 x 5 Polônia
- Brasil 1 x 1 Tchecoslováquia 
- Brasil 2 x 1 Tchecoslováquia (jogo-desempate) 
- Brasil 1 x 2 Itália
- Brasil 4 x 2 Suécia (disputa de terceiro lugar) 

Siga o Lance! no Google News