Dinamarca na Copa do Mundo: Eriksen tem aparelho implantado no coração; saiba como funciona
Meio-campista está no centro dos holofotes pelo mal súbito sofrido em 2021
- Matéria
- Mais Notícias
Christian Eriksen é um dos grandes personagens da Copa do Mundo. Além de ser destaque da Dinamarca, o meio-campista está no centro dos holofotes pelo mal súbito sofrido em 2021. Ele, inclusive, vai jogar o Mundial com um pequeno desfibrilador no coração. Abaixo, o LANCE! explica o motivo para que serve e como o aparelho funciona.
Relacionadas
A história de superação de Eriksen começou com um grande susto no dia 12 de junho de 2021. Em partida da Dinamarca contra a Finlândia na Eurocopa, o meia sofreu um ataque cardíaco e viveu momentos de tensão no estádio Parken, em Copenhague.
Ele não só sobreviveu ao acidente, como voltou a atuar em alto nível. O retorno, no entanto, só foi possível após uma cirurgia para implantar um cardioversor desfibrilador implantável (ICD, na sigla em inglês). Em resumo, este aparelho serve para monitorar e tratar rítmos cardíacos anormais e perigosos.
+ Após reviravolta na carreira, Eriksen disputa a Copa do Mundo como destaque na Dinamarca
O equipamento eletrônico solta uma descarga elétrica em caso de parada cardíaca e atua também como marca-passo. O ICD envia impulsos elétricos quando a frequência cardíaca é muito lenta, com o objetivo de evitar uma parada cardiovascular.
Por conta da cirurgia, Eriksen enfrentou um outro problema: a liga italiana não permitia algum atleta atuar com um desfibrilador. Dessa forma, ele teve que rescindir seu contrato com a Inter de Milão e procurar um novo clube. Em janeiro deste ano, o dinamarquês acertou com o Brentford, da Inglaterra, e recuperou o bom futebol que o credenciou a ser convocado para a Copa do Mundo.
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias