Estreante em Copas, Schmeichel quer acabar com a sombra do pai
Kasper Schmeichel é filho do lendário goleiro do Manchester United e da Dinamarca, Peter Schmeichel, mas não gosta de ser comparado
- Matéria
- Mais Notícias
Ser filho de uma grande estrela do futebol pode ser visto como uma coisa positiva para algumas pessoas por abrir portas. Nem tanto para o goleiro Kasper Schmeichel. O motivo são as intermináveis comparações que fazem dele com o pai, Peter Schmeichel, lendário arqueiro do Manchester United e da Dinamarca, dono do título de melhor goleiro do mundo na temporada 92-93.
Kasper dispensou todas as facilidades que um sobrenome como o dele poderia dar e, aos 31 anos, disputa sua primeira Copa do Mundo. Apesar de ter chegado ao Manchester City quando novo pelas mãos do pai, começou cedo seu processo de rodagem no futebol inglês.
- Eu sempre relevei as comparações, mas cheguei a um ponto da minha vida em que eu tinha 29 anos e já era pai. Eu pensei: “Não, não vou mais aceitar isso”. Quer falar comigo, fale, mas não faça piada de mim ou tente me insultar indiretamente. Meu pai também odeia as comparações que fazem - disse, em entrevista ao jornal “Daily Mail”, em 2015.
Na Copa do Mundo da Rússia, Schmeichel tem feito um bom papel. Os dinamarqueses se classificaram para as oitavas de final e contam com um sistema defensivo muito sólido. Há 18 jogos sem perder, a equipe sofreu apenas um gol na fase de grupos (para a Austrália) e quer manter o bom rendimento para sonhar mais alto.
Relacionadas
Para melhorar
A consolidação de Kasper Schmeichel chegou com o Leicester, no inédito título do clube na Premier League na temporada 2015/2016. Convocado pela seleção da Dinamarca desde 2011, Kasper foi titular em nove das 12 partidas das Eliminatórias para a Copa da Rússia. A classificação para o Mundial aconteceu na repescagem, contra a Irlanda.
Em entrevista ao site "Players Tribune", onde ele ainda escreveu um emocionante texto sobre a sensação de ser campeão pelos Foxes, Kasper falou sobre sua constante vontade de evolução na carreira.
- Todos os treinos são filmados, então eu sempre assisto novamente, vejo coisas que preciso melhorar e mudar. Fico vendo para perceber como isso funciona e se está bom para mim ou não. Passo um tempo estudando outros goleiros, vendo se eles fazem algo que eu posso fazer, linguagem corporal, comunicação com os defensores - disse.
- Como goleiro, você consegue ver o jogo de uma forma diferente. A partida com maior sucesso para mim é aquela que eu não preciso fazer nada, porque quer dizer que a comunicação está funcionando. Você precisa ser uma espécie de treinador, porque tem pessoas a sua frente com personalidades diferentes e você precisa saber como falar com cada um - completou.
Carreira
Schmeichel começou nas categorias de base do Manchester City, mas atuou em apenas oito partidas. Depois, passou, por empréstimo, por Darlington, Bury, Falkirk, Cardiff City e Coventry City até ser vendido para o Notts County em 2009, onde viveu grandes dias. Ele acabou se transferindo para o Leeds United em 2010, mas saiu no ano seguinte. Mesmo com mais uma temporada de contrato, os dirigentes da equipe o negaciaram e avisaram que, se quisesse ficar, ele não poderia jogar. Portanto, o arqueiro acabou no Leicester City.
Depois de subir para a Premier League com os Foxes na temporada 2013/14, Schmeichel ajudou a equipe a permanecer na elite no ano seguinte com sete vitórias em nove jogos e, no ano seguinte, foi campeão inglês.
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias