A final da Copa do Mundo entre Argentina e França tem dois protagonistas óbvios: Lionel Messi e Kylian Mbappé. Principais estrelas de suas seleções, os camisas 10 fazem um Mundial de alto nível. Não à toa, são os principais candidatos à artilharia da competição. Os dois chegam à decisão com cinco bolas nas redes adversárias. Assim, há a possibilidade real da premiação ser definida por outros critérios além dos gols.
A Fifa premia o jogador que marcar mais gols na Copa do Mundo com a Chuteira de Ouro. Se dois ou mais jogadores anotarem o mesmo número de gols, o número de assistências (como determinado pelos membros do Grupo de Estudos Técnicos da Fifa) será o critério de desempate. Se o empate ainda permanecer, leva vantagem quem permanecer em campo por menos tempo.
Hoje, Lionel Messi e Kylian Mbappé são os artilheiros isolados da Copa do Mundo com cinco gols. Envolvidos na final, o argentino Julián Álvarez e o francês Olivier Giroud somam quatro gols e também estão diretamente na briga pelos prêmios.
Além da Chuteira de Ouro, uma Chuteira de Prata e uma Chuteira de Bronze também serão premiadas ao segundo e terceiro colocados na artilharia da Copa do Mundo, respectivamente.
Confira os números de Lionel Messi, da Argentina, e Kylian Mbappé, da França, na Copa do Mundo:
Lionel Messi (ARG):
Gols: 5
Assistências: 3
Kylian Mbappé (FRA):
Gols: 5
Assistências: 2
Júlian Álvarez (ARG):
Gols: 4
Assistências: 0
Olivier Giroud (FRA):
Gols: 4
Assistências: 0