Considerado a principal peça da Polônia para a disputa da Copa do Mundo, Robert Lewandowski vive a expectativa de fazer sua estreia na competição aos 30 anos. Com o sentimento de ter um sonho de criança realizado, o jogador, que deve assumir o posto de capitão da equipe contra o Senegal, relembrou as partidas da seleção polonesa que assistia como torcedor e comemorou o fato de estar no Mundial como parte do time.
- Minhas primeiras lembranças são da Copa de 1998. Brasil e França eram grandes times. Eu era criança e adorei aquele torneio. Também lembro, claro, da Copa de 2002 com a Polônia participando. Tive que sair mais cedo da escola e perdi as duas últimas aulas. Torci muito pela Polônia. Lembro muito bem daqueles momentos, e agora estou aqui - comemorou. A Polônia foi eliminada na primeira fase do Mundial da Coreia e Japão.
Artilheiro das eliminatórias europeias, com 16 gols anotados, o atacante do Bayern de Munique está ciente das dificuldades que encontrará na Rússia, principalmente se tratando da marcação do adversário. Para ele, será difícil voltar a assumir o posto de artilheiro do Mundial e a equipe já treina visando outras alternativas para balançar as redes.
- Vou ser realista. Nós sabemos - e estamos nos preparando para isso - que vou sofrer marcação dura. Então, não sei quantas boas oportunidades de gol terei. De qualquer maneira, quando eu sofrer marcação dupla e sofrer faltas, por exemplo, vou abrir espaço para os meus companheiros, e poderemos tirar vantagem disso. Se alguém marcar gols, ótimo. Não precisa ser eu - destacou o atacante, em entrevista à Fifa.
Apesar do bom retrospecto nas etapas classificatórias para a Copa do Mundo, Lewandowski mantém os pés no chão e afirma que a equipe ainda precisa melhorar para poder vislumbrar uma conquista mais à frente.
- Estamos nessa atmosfera da Copa do Mundo, mas o mais importante é o que acontece no campo. Se quisermos conquistar algo aqui, temos que jogar ainda melhor.
Concentrada para a estreia no Mundial pelo Grupo H, a seleção polonesa inicia a participação na disputa nesta terça-feira, quando entra em campo às 12h contra Senegal.