Quem é Hakim Ziyech? Conheça o camisa 7 e craque do Marrocos na Copa do Mundo
Atacante do Chelsea superou um conflito interno para brilhar nos gramados do Qatar
- Matéria
- Mais Notícias
Maior surpresa da Copa do Mundo 2022, a seleção de Marrocos tem em Hakim Ziyech sua maior referência ofensiva. Aos 29 anos, o atacante do Chelsea é um dos destaques da equipe semifinalista e superou um conflito interno para brilhar no Qatar. Abaixo, o LANCE! apresenta a trajetória do camisa 7 marroquino.
Nascido na Holanda e origem marroquina, Ziyech iniciou a carreira profissional em 2012, aos 19 anos, no Heerenveen (HOL). Em seguida, ele teve uma passagem pelo Twente antes de chegar ao Ajax em 2016.
Relacionadas
Ele ficou quatro anos no clube holandês e ganhou destaque internacional na temporada 2018/19, quando o Ajax chegou às semifinais da Champions League. Ziyech era um dos destaques da equipe e despertou interesse dos gigantes europeus. Em 2020, o Chelsea desembolsou 40 milhões de euros para tirá-lo do futebol holandês pela primeira vez.
Como jogador, suas principais características são a técnica e o drible. Ele também se destaca pela finalização e pelas cobranças de falta.
Escolha por Marrocos e conflito interno
Ziyech pôde escolher representar as cores da Holanda ou do Marrocos. Após ser convocado pelo país de nascença na categoria de base, o atleta optou por defender a nação de origem da sua família. A primeira convocação oficial foi em 2015 e, desde então, o atacante é uma das referências da equipe, participando da Copa do Mundo de 2018 e da Copa da África de 2019.
Um conflito interno, no entanto, quase o tirou da Copa do Mundo de 2022. Ziyech não tinha boa relação com o técnico Vahid Halilhodzic e não jogou um único minuto nas Eliminatórias para a Copa do Qatar.
- Nunca mais jogarei sob a direção deste técnico, não importa o que ele faça. Se ele voar alto, voar baixo, ficar na minha porta, quiser dormir no meu sótão ou no porão, eu não vou jogar sob o comando deste treinador - teria dito Ziyech a pessoas próximas.
Após pressão da torcida, o atacante ganhou a "guerra" e a federação demitiu Vahid a poucos meses do início da Copa do Mundo. Ziyech voltou a ser convocado em setembro de 2022, no primeiro jogo sob a gestão de Walid Regragui, atual técnico da seleção de Marrocos.
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias