menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Nas ruas de Samara, torcida da Costa Rica dá goleada na Sérvia

Difícil era achar um torcedor da seleção europeia horas antes do duelo pelo Grupo E do Mundial. Mas os sérvios terão o apoio total dos russos, povo amigo

Samara
imagem cameraQuarteto da Costa Rica, Carolina, ao lado de irmão, tio e pai, posa ao lado de voluntários russos (Carlos Alberto Vieira)
Avatar
Lance!
Enviado especial a Samara  (RUS)
Dia 17/06/2018
07:37

  • Matéria
  • Mais Notícias

A manhã de domingo em Samara (madrugada no Brasil, o fuso horário é de uma hora depois de Moscou, ou sete de Brasília) foi colorida por torcedores da Costa Rica. Em muito maior número – não seria injusto dizer que algo em torno de 20 para 1 – os latinos passeavam pela região da Praça da Revolução, pegando a rua Kuybychev até a praça do mesmo nome, que é a maior da Rússia e local da fan zone da cidade.

- Aqui é nossa primeira parada e vamos aos três jogos da Costa Rica. Espero um bom resultado. Pelo menos em torcida a gente está dando de goleada nos sérvios – disse Mariño, que está há uma semana na Rússia e veio de Moscou com outros seis amigos.

Diferentemente dos barulhentos colombianos, argentinos e brasileiros, o pessoal da Costa Rica é bem mais reservado. Eles passeiam, tiram fotos, selfies. Uma vez ou outra se escuta um “Tico”, apelido da seleção.

Carolina aproveitava para tirar selfies de alguns dos cartões postais, como a estátua de Lênin na Praça da Revolução, às margens do Rio Volga, e as muitas igrejas ortodoxas, de design inconfundíveis.

- Acreditamos que sairemos com bons resultados, talvez uma vaga nas oitavas
– disse a costarriquenha, que viajou até a Rússia ao lado do pai e do irmão – ambos Manoel – e do tio Giovani. Todos torcedores da Alajuelense, um dos grandes ao lado do Saprissa.

- Tomara que a seleção repita o que fez em 2014, mas é difícil, o time está envelhecido e pouco mudou – disse Manoel Filho.

O quarteto também assegurou ingressos para os três jogos da seleção na primeira fase.

- O duro vai ser chegar até São Petersburgo para ver o jogo do Brasil. Avião, trem de dez horas....- lamentou Carolina.

Um raro sérvio pegava um sol no calçadão que dá para uma inusitada praia às margens do Rio Volga, no qual cerca de 20 pessoas – todas acima dos 50 - tomavam banho de sol. Nenhuma se aventurava na água gélida.

- Você que é brasileiro deve estar estranhando. Como pode uma praia no meio da Rússia – brincava Andrei, o sérvio que veio para um bate e volta: o único ingresso que tinha era para o jogo deste domingo.

- Espero que a nossa torcida compareça. Só estou vendo costarriquenho – disse o sérvio, enquanto saboreava um sanduíche bem típico por aqui: pão recheado com batata cozida e salsicha.

Russos também marcavam presença. Quase todos a caminho da Fan Zone. Dimitri, um dos 1,2 milhão de habitantes de Samara e que torce para o time local (o mediano Krylya Sovetov, nunca ganhou um campeonato russo), disse que imagina que a grande maioria dos seus compatriotas no estádio são a favor Sérvia.

- A Costa Rica é um país legal. Mas a Sérvia é muito próximo do nosso, há muita identificação. Espero que tenha sorte – disse o adolescente, que iria ver o jogo na Fan Zone.

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias