O que acontece com a taça da Copa do Mundo depois da comemoração?
Final da Copa do Mundo de 2022 acontece neste domingo entre Argentina e França<br>
Jogadores de Argentina ou França vão levantar a taça da Copa do Mundo neste domingo. O contato com o troféu original, no entanto, será por pouco tempo. Abaixo, o LANCE! explica o que acontece com a taça após o fim das comemorações.
Por questões de segurança, o vencedor da Copa do Mundo fica com uma réplica, e não com a taça original. O objeto é feito de ouro maciço de 18 quilates, tem 36,8 cm de altura e pesa 6,175 kg, segundo o site da Fifa.
O que acontece com a taça da Copa do Mundo?
Após o fim das comemorações no Qatar, o troféu de ouro viajará para o país vencedor e será parte de todas as celebrações iniciais. Alguns dias depois, no entanto, em data nunca divulgada exatamente - por razões de segurança -, a taça será transferida para a pacata cidade de Paderno Dugnano, na região metropolitana de Milão, norte da Itália.
+ Taça da Copa do Mundo: conheça história, peso, valor e outras curiosidades do troféu
O destino exato é um simples galpão, localizado em uma região industrial, onde os ourives que trabalham na fábrica da empresa GDE Bertoni já estão prontos para receber a famosa taça. Eles têm a missão de cuidar do troféu, deixá-lo como se fosse novo e gravar, no disco circular que fica em sua base, o nome do último campeão.
Em seguida, o troféu permanece sob posse da Fifa até a próxima edição da Copa do Mundo. O local exato, é claro, não é divulgado por questões de segurança.