Quem é Szczesny? Goleiro herói da Polônia já colocou Alisson no banco e é destaque na Copa do Mundo
Szczesny defendeu pênalti de Messi em confronto contra a Argentina na Copa do Mundo
Caso confirme a classificação nas oitavas de final, a Polônia deve muito a Wojciech Szczęsny. O goleiro de 32 anos defendeu dois pênaltis na fase de grupos, um deles cobrado por Messi, e é um dos destaques da Copa do Mundo 2022. Abaixo, o LANCE! apresenta a história do atleta polonês.
Após passagens por clubes poloneses, Szczęsny deixou o país-natal com apenas 16 anos. O destino foi o Arsenal, da Inglaterra. Ele se tornou profissional no clube londrino e disputou 181 partidas entre 2009 e 2015.
Após longo período no Arsenal, Szczesny foi emprestado à Roma, da Itália, em 2015. No clube italiano, ele deixou no banco ninguém mais ninguém menos que Alisson, atual titular da Seleção Brasileira. Na temporada 2016/2017, o polonês era o titular e disputou 39 partidas, sofrendo 41 gols.
Em 2017, ele foi comprado pela Juventus, clube do qual é titular desde a temporada 2018/2019. Na primeira temporada, ele foi reserva do ídolo Gianluigi Buffon, mas assumiu a posição após a saída do veterano para o PSG. Em 2019/2020, o goleiro italiano até voltou para a Juventus, mas jogou só 14 partidas. Szczesny continuou como titular.
+ Artilheiros da Copa do Mundo 2022: veja lista de jogadores atualizada
O indiscutível número 1 do gol polonês, Szczesny é convocado para a seleção nacional desde 2009. O goleiro de 32 anos já tem o recorde de partidas pela seleção da Polônia para um jogador da sua posição, número alcançado na vitória sobre País de Gales por 1 a 0, em setembro, pela Liga das Nações.
No Qatar, ele acumula boas atuações e ainda não levou nenhum gol. Contra a Arábia Saudita, na segunda rodada, ele defendeu pênalti e rebote em sequência impressionante. A defesa na cobrança de Messi é apenas mais um capítulo em sua bela carreira.