Messi se transforma, neste domingo, contra a França, na final do torneio, o jogador que mais partidas disputou na história das Copas do Mundo. Ele estava empatado com Mattäus, da Alemanha, com 25 jogos, e agora assume a liderança. Abaixo, o LANCE! mostra os atletas com maior número de jogos no Mundial, que conta com outro grande atleta em atividade.
Aos 35 anos, Messi joga a sua quinta e última edição de Copa do Mundo. Ao todo, jogou três partidas em 2006, cinco em 2010, sete em 2014 - quando perdeu a final para a Alemanha -, quatro em 2018 e seis, até o momento, na edição do Qatar.
+ Messi perto do topo: saiba quais são os 22 maiores artilheiros da história das Copas do Mundo
O craque alemão também disputou cinco edições do torneio. Ele disputou jogos em 1982, sete em 1986, sete em 1990 - quando se sagrou campeão sobre a Argentina -, cinco em 1994 e quatro partidas em 1998.
Fecham o top 5: Miroslav Klose, o maior artilheiro da história das Copas, com 16 gols em 24 jogos; Paolo Maldini, da Itália, com 23 partidas; Cristiano Ronaldo, de Portugal, com 22 jogos disputados - cinco deles no Qatar.
Messi deve estar em campo na final da Copa do Mundo. Liderança técnica e emocional da Argentina, ele pode ser decisivo em uma eventual conquista do tricampeonato para os hermanos. A decisão ocorre neste domingo, às 12h (de Brasília), no Estádio Lusail. O adversário será o vencedor do confronto entre França e Marrocos, que ocorre nesta quarta-feira, às 16h (de Brasília).
Os jogadores com mais jogos na história das Copas do Mundo:
- Messi (Argentina) - 26 jogos (contando a final contra a França)
- Matthäus (Alemanha) - 25 jogos
- Klose (Alemanha) - 24 jogos
- Maldini (Itália) - 23 jogos
- Cristiano Ronaldo (Portugal) - 22 jogos
- Diego Maradona (Argentina); Uwe Seeler (Alemanha); Zmuda (Polônia) - 21 jogos
- Cafu (Brasil); Schweinsteiger (Alemanha) - 20 jogos