menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!
logo lance!

Acesse sua conta para ter acesso a conteúdos exclusivos e personalizados!

Quantas substituições podem ser feitas na Copa do Mundo?

Novo modelo de cinco substituições, implementado em 2020, é novidade no torneio; regra permite alteração extra em caso de choque de cabeça

banco seleção brasileira
Seleção Brasileira realizou as cinco substituições na estreia contra a Sérvia (Foto: ADRIAN DENNIS / AFP)

Escrito por

A Copa do Mundo do Qatar é a primeira edição do torneio que permite a realização de cinco substituições por partida. Além disso, em caso de choque de cabeça ou concussão, as equipes podem fazer uma alteração extra, como ocorreu na partida entre Inglaterra e Irã, após choque do goleiro Alireza Beiranvand com colega de seleção. Abaixo, confira os detalhes das mudanças de regras.

+ Quais são os maiores jogadores do Brasil em Copas? Redação do LANCE! opina

Desde o assolamento da pandemia da Covid-19, em 2020, a Fifa permitiu a realização de cinco substituições nas partidas de futebol. A medida foi tomada para diminuir a quantidade de lesões dos atletas.

Com a aprovação de grande parte do público e dos jogadores, a International Football Association Board, que define as regras do esporte bretão, manteve a medida e tornou obrigatória nas competições a partir de 2022. Portanto, essa é a primeira edição de Copa do Mundo que as seleções podem fazer mais de três substituições no tempo normal.

Porém, em caso de prorrogação, as equipes podem realizar mais uma mudança. A partir das oitavas de final, a medida vigorará nos jogos, visto que são eliminatórios.

Além disso, outra mudança importante na regra foi feita. Com o aumento dos choques entre atletas, a Fifa determinou que os times podem realizar uma substituição extra em caso de concussão de atletas ou choques de cabeça.

Para a implementação da medida, a Fifa também determinou que os médicos, sendo um da própria seleção em questão e um representante da organização do torneio, farão o diagnóstico em torno de três minutos para tornar possível a alteração do atleta ou não.

A Fifa também terá um outro médico com acesso às imagens das transmissões, para ajudar no processo, que deve ser o mais rápido e, ao mesmo tempo delicado possível.

A Copa do Mundo começou no dia 20 de novembro e se encerra no dia 18 de dezembro, no Lusail Stadium, às 12h (de Brasília). Agora com a possibilidade de mais jogadores em campo, são 26 atletas disponíveis para os treinadores - ao invés de 23, como foi em 2018.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter