O excesso de simulações e reclamações dos jogadores da Inglaterra no fim da partida contra a Colômbia, antes do empate dos sul-americanos nos acréscimos, virou questionamento ao técnico Gareth Southgate após a classificação dos europeus, nos pênaltis, às quartas de final da Copa.
Um jornalista usou o próprio Southgate como exemplo, dizendo que na época em que o inglês defendia a seleção (anos 90) os jogadores eram como rochas, ao contrário de hoje, que caem por qualquer coisa. O treinador riu e foi direto.
- Estamos mantendo a nossa desportividade. Se caímos, é porque cometeram faltas contra a gente - afirmou Southgate, que também rebateu as reclamações do treinador da Colômbia, José Carlos Pekerman, sobre o pênalti marcado no tempo normal para os ingleses e convertido por Harry Kane.
- Tivemos muitas faltas no jogo. Creio que não cometemos o mesmo número de faltas dos rivais. Estou orgulhoso da nossa disciplina - afirmou.
De acordo com os números da Fifa, a Colômbia cometeu 23 faltas contra 13 marcadas contra os ingleses. Southgate destacou o empenho de seu grupo, que recolocou a Inglaterra nas quartas de final de uma Copa do Mundo após 12 anos. Desde o Mundial de 2006 a seleção não vencia nenhum mata-mata.
- Estou muito orgulhoso do meu time. Controlou o jogo nos minutos 90 minutos, com muita disciplina. Mantivemos a calma com a bola, uma grande partida. Creio que a demonstração desse grupo tão jovem foi impressionante. Tentamos a vitória. Eu senti que iríamos ganhar, que tínhamos confiança para isso - afirmou o treinador da Inglaterra.
- Os atletas mostraram calma, compostura, foi um grande jogo. Uma partida de grande nível. É um momento incrível para eles, tem de aproveitar, e depois pensar na próxima partida. Eu gostaria de uma semana para desfrutar, mas não há tempo. A Suécia tem ótimos jogadores, são difíceis de serem batidos, algumas vezes são subestimados. Vai ser muito difícil. Estamos nas nuvens por essa noite, mas acordamos às 6h da manhã para seguir nosso caminho.
A Inglaterra encara a Suécia nas quartas de final do Mundial, no sábado. A seleção não disputa uma semi de Copa desde 1990, na Itália.