Suíça busca quebrar tabu de 64 anos nas oitavas de final da Copa
A última vez que os suíços se classificaram para as quartas de final foi na Copa do Mundo de 1954, onde foram derrotados pela Áustria por 7 a 5
- Matéria
- Mais Notícias
Com o empate contra a Costa Rica por 2 a 2, a Suíça está classificada para a próxima fase da Copa do Mundo e enfrentará a Suécia nas oitavas de final. Em caso de vitória, os suíços irão avançar para as quartas pela primeira vez desde o Mundial de 1954, onde foram derrotados pela Áustria por 7 a 5, jogo em que a rede balançou mais vezes na história das Copas.
A Suíça participou de 11 edições do torneio e apenas três vezes chegou até as quartas de final. Em 1934 caíram para a Checoslováquia, na Copa seguinte foram derrotados pela Hungria e por fim 1954, eliminados pela Áustria em partida histórica.
As boas atuações na fase de grupos desta Copa fizeram com que o próprio elenco suíço e a imprensa local criassem uma confiança maior para a sequência da competição. Alguns telejornais da Suíça chegaram a destacar a possibilidade de sonhar com um possível título.
A Nati enfrenta a Suécia na próxima terça-feira, às 11 horas, em São Petersburgo e qualquer vitória basta para garantir vaga na próxima fase.
Copa do Mundo 1954 - Áustria 7 x 5 Suíça - confira os detalhes da partida
Uma das sedes da Copa do Mundo de 1954, na Suíça, a cidade de Lausanne parou para apoiar os anfitriões contra a Áustria, duelo que valia uma vaga nas semifinais daquele Mundial. E não precisou de muito tempo para ter noção do que aconteceria no Estádio Olímpico naquela tarde. Logo nos primeiros 20 minutos de jogo, o placar já marcava 3 a 0 para a Suíça e por conta do ótimo setor defensivo dos donos da casa, poucos imaginaram que os austríacos poderiam empatar. Porém, em três chutes da Áustria ainda no primeiro tempo, saíram três gols e minutos depois balançaram as redes mais duas vezes. Foram cinco gols em nove minutos. Já no fim dos 45 minutos iniciais, os suíços diminuíram e ainda viram a equipe adversária perder um pênalti.
Não perca as contas. Na etapa complementar, cada times marcou mais um gol antes dos dez minutos e o duelo já estava 6x5 para a Áustria. Tinha tempo para mais. Já no fim, os austríacos ampliaram e encerram a goleada. Foi a última participação da Suíça nas quartas de final e o sonho inédito de se classificar para as semis não realizado dessa vez. O confronto ficou marcado por ser o jogo que mais vezes teve bola na rede na história dos Mundiais.
Relacionadas
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias