Tabu em jogo: Inglaterra tenta vencer os Estados Unidos em Copas do Mundo pela primeira vez
Ingleses tentam superar norte-americanos e esquecer o Milagre de BH, considerada a maior zebra de todos os tempos em Copas <br>
- Matéria
- Mais Notícias
Inglaterra e Estados Unidos se encaram de olho em uma vaga na próxima fase da Copa do Mundo. O English Team, se vencer, confirma sua classificação, já que Irã e EUA medem forças na última rodada. Para isso, será necessário quebrar um tabu: a Inglaterra não sabe o que é vencer os norte-americanos em Copas.
Relacionadas
As duas seleções somam dez confrontos oficiais com amplo domínio dos ingleses. São sete vitórias, um empate e apenas duas derrotas. Curiosamente, as equipes tiveram dois embates em Mundiais, com uma surpreendente vitória norte-americana em 1950, no Brasil, e um empate no Mundial de 2010 na África do Sul.
A épica vitória dos Estados Unidos, conhecida como "O Milagre de Belo Horizonte", já foi registrada até nos cinemas. O dia também ficou conhecido como "quando o soccer venceu o football", em referência aos termos usados para descrever o futebol nos países.
+ Futebol voltando para casa? Entenda música da torcida da Inglaterra na Copa do Mundo
No dia 29 de junho de 1950, as duas equipes se enfrentaram no estádio Independência. A vitória de 1 a 0 dos norte-americanos, com gol marcado por Joe Gaetjens, ainda no primeiro tempo, foi vista como uma das maiores zebras de todos os tempos das Copas do Mundo. Para especialistas, nem vitórias do Senegal contra a França, em 2002, como esta da Arábia Saudita sobre a Argentina na estreia deste Mundial, se comparam ao "Milagre de Belo Horizonte".
A vantagem inglesa era tão grande antes da partida que publicações da época, como o tradicional jornal "Daily Express", chegaram a publicar que o correto era a partida já começar 3 a 0 para os Estados Unidos, para se ter jogo justo. A derrota foi tão acachapante que deixou sequelas. A Inglaterra, que era vista como postulante ao título, nem sequer passou de fase, pois perdeu também para a Espanha.
Ao final do jogo, com o feito, Gaetjens foi levantado nos braços por dirigentes, jogadores e torcedores norte-americanos, incrédulos com a vitória em Belo Horizonte.
TROPEÇO INGLÊS TAMBÉM NA ÁFRICA DO SUL
Sessenta anos depois, quis o sorteio da Fifa que novamente Inglaterra e Estados Unidos se encontrassem numa fase de grupos da Copa do Mundo. E quem acreditou em uma revanche inglesa se enganou novamente. Na estreia das equipes no Mundial, empate por 1 a 1, com gols de Steven Gerrard e Clint Dempsey.
+ No apagar das luzes, Irã vence País de Gales e segue vivo na Copa do Mundo
O momento vivido pelo time norte-americano em 2010 era melhor, tanto que os Estados Unidos avançou em primeiro lugar do grupo com cinco pontos conquistados, mesmo número dos ingleses, porém com mais gols marcados (4 contra 2). Os norte-americanos ainda empataram em 2 a 2 com a Eslovênia e venceram por 1 a 0 a Argélia. Já os ingleses empataram em 0 a 0 com a Argélia e triunfaram por 1 a 0 contra a Eslovênia. Ambas ficaram nas oitavas de final: os EUA caiu para Gana e a Inglaterra para Alemanha.
Os Estados Unidos ainda somam outra vitória em competições oficiais contra a Inglaterra. Pela Copa EUA, 2 a 0 em 1993. Sendo assim, todas as vitórias do ingleses sobre sua ex-colônia foram em amistosos.
SEQUÊNCIA DE MASSACRES
Depois do Milagre de Belo Horizonte, entendeu-se o tamanho do feito dos Estados Unidos diante dos ingleses. Os quatro jogos seguintes à partida foram massacres da Inglaterra, todos em amistosos. Em 1953, 6 a 3; em 1959, 8 a 1; em 1964, 10 a 0 e em 1985, 5 a 0. A sequência foi interrompida com a vitória norte-americana de 1993.
O último confronto entre as equipes aconteceu em 2018, depois do Mundial na Rússia. Em amistoso que marcou a despedida de Wayne Rooney de Wembley, vitória inglesa por 3 a 0, com gols de Lingard, Alexander-Arnold e Callum Wilson. Da seleção, Rooney já havia se aposentado em 2017, antes do Mundial.
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias