menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!
logo lance!

Acesse sua conta para ter acesso a conteúdos exclusivos e personalizados!

Uruguai e França fazem duelo com números parecidos e estilos distintos

Uruguaios e franceses se enfrentam em Nijny Novgorod colocando frente a frente muitas características parecidas, mas contrapõe a força ofensiva de um com a defensiva do outro

França e Uruguai se enfrentam nesta sexta-feira, pelas quartas de final da Copa do Mundo
(Foto: AFP/EMMANUEL DUNAND)

Escrito por

O duelo entre Uruguai e França promete ser um dos mais interessantes dessa Copa do Mundo, colocando frente a frente duas das seleções mais fortes do cenário mundial. Porém, esse confronto também será o encontro de características muito parecidas entre as equipes, mesmo que tenham estilos mais ou menos distintos. A bola rola às 11h em Nijny Novgorod e a partida terá transmissão em tempo real do LANCE!.

A marcação forte no setor defensivo é só a primeira semelhança. A área em que os franceses mais recuperaram a bola nas oitavas de final foi justamente perto da linha do meio-campo. Os uruguaios também são muito fortes nesse setor, mas conseguem ser mais efetivos perto de sua área. Com meias ágeis e atacantes bons de pontaria, a estratégia de Óscar Tabárez e Didier Deschamps muitas vezes é parecida.

No Uruguai, o ataque é baseado basicamente nas bolas mais longas, dando muita velocidade na frente. Não atoa, os dois gols contra Portugal saíram de ligações diretas, com brilhantismo de Cavani e Suárez. Assim, se destaca a característica defensiva. A força de uma linha liderada por Godín e Giménez inicia a determinação ofensiva. 

Na França, a ausência de um jogador com mais característica do clássico camisa 10 é compensada com a roubada de bola, comandada principalmente pelos volantes N'Golo Kanté e Paul Pogba. A presença das estrelas Kylian Mbappé e Antoine Griezmann potencializa esse poder ofensivo. Olivier Giroud, que destoa um pouco desse modelo, normalmente é o responsável por fazer o pivô e colocar a bola no pé de quem vem por trás.

A tendência nesse duelo é que cada seleção atue de acordo com sua principal característica, com os franceses sendo chamados para o campo uruguaio. A dificuldade para Didier Deschamps será furar a melhor defesa que já encontrou até aqui, enquanto Óscar Tabárez precisará tomar cuidado ao lançar as bolas ao ataque para não acabar desarmado.

Números parecidos

Uruguai e França se assemelham em outros quesitos e os números não deixam mentir. Começando com os gols marcados. De acordo com dados da Fifa, foram sete para cada lado em 42 oportunidades de gols de cada. Os uruguaios deram apenas um chute a gol a mais do que os franceses: 38 a 37. Além disso, a média de posse de bola é de 50% para ambas e a precisão nos passes de 84%.

No número de gols sofridos, o Uruguai levou apenas um gol, de Portugal, nas oitavas. Já a França vinha bem na primeira fase, sofrendo apenas contra a Austrália, porém, viu a Argentina marcar três vezes no último jogo.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter