Copa do Mundo: entenda por que Arrascaeta é reserva no Uruguai
Meia do Flamengo é considerado um dos melhores jogadores do futebol brasileiro, mas não ganha muitas chances na Celeste<br>
- Matéria
- Mais Notícias
O assunto que mais levantou dúvidas na estreia do Uruguai na Copa do Mundo, pelo menos no Brasil, foi a presença de Arrascaeta no banco de reservas. Contra Portugal, na segunda rodada, o cenário se repete. Abaixo, o LANCE! tenta explicar de acordo com os fatos que sucedem a passagem do craque pela equipe.
+ Próximos jogos do Brasil na Copa do Mundo: veja datas, horários e onde assistir
Relacionadas
O camisa 14 do Flamengo foi presença quase constante entre os titulares de Diego Alonso. Em 18 jogos, Arrascaeta participou de oito jogos, sendo cinco com o antigo treinador, Oscar Tabárez, todos como titular. Com Alonso foram três jogos, sendo titular em dois e poupado na última rodada, já que o Uruguai já estava garantido no Mundial.
Muitos acreditam que a condição física de Arrascaeta pode estar pesando para a decisão de Diego Alonso em não colocá-lo entre os titulares. Em outubro, por exemplo, Arrascaeta jogou a final da Libertadores, no dia 29, no sacrifício por conta de problema no púbis. Teve atuação apagada diante do Athletico-PR, mas esteve em campo em quase toda a partida.
+ Artilheiros da Copa do Mundo 2022: veja lista de jogadores atualizada
A lesão no púbis, inclusive, fez com que Arrascaeta participasse pouco dos amistosos do Uruguai que antecederam a Copa. Nos confrontos contra Panamá, Irã e Canadá, ele iniciou o primeiro tempo apenas contra o Panamá, sendo substituído no intervalo. Contra o Irã, jogou apenas 18 minutos e, contra os canadenses, o último teste antes do Mundial, jogou todo o segundo tempo.
Apesar da pubalgia que o incomodou por cerca de três meses ainda pelo Flamengo, o próprio craque garantiu que está totalmente recuperado para jogar e que ficou de fora da estreia do Uruguai na Copa por uma escolha de Diego Alonso.
- Estou bem, 100%. Aí tem que perguntar para o técnico (risos). Opção do técnico . Graças a Deus tenho melhorado bastante e estou 100%. Com certeza poderia jogar - comentou o camisa 10 uruguaio na zona mista.
+ Jogos de amanhã da Copa do Mundo: horários e onde assistir às partidas desta segunda-feira
Outro motivo pode ser a falta de encaixe Arrascaeta nas características da seleção do Uruguai. Diego Alonso costuma usar um 4-3-3 com três meio-campistas físicos (Vecino, Bentancur e Valverde) além de dois pontas rápidos. O meia costuma atuar mais livre e centralizado no Flamengo, função inexistente na formação uruguaia.
Com 40 jogos pela Celeste - somando oito gols e cinco assistências - Arrascaeta será opção nesta segunda-feira, diante de Portugal. A partida começa às 16h (de Brasília) e é válida pela segunda rodada do Grupo H.
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias