Como um clube é convidado para a Copinha?
Competição começa no dia 2 de janeiro
- Matéria
- Mais Notícias
A Copa São Paulo de Futebol Júnior, conhecida como Copinha, é a maior e mais prestigiada competição de categorias de base do Brasil. Realizada anualmente em janeiro, o torneio é uma vitrine para jovens talentos e uma oportunidade para clubes e olheiros identificarem futuros craques do futebol brasileiro.
Relacionadas
➡️ Copinha 2025: quando começa, grupos e jogos da edição
Para um clube ser convidado a participar da Copinha, ele deve atender a requisitos. Um dos critérios principais é estar filiado como profissional em sua federação estadual e vinculado à Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Esses pré-requisitos garantem que apenas clubes formalizados, com atividades estruturadas, integrem o torneio.
Os clubes que sediam jogos enfrentam ainda mais exigências. Eles precisam possuir uma licença especial de base ou estar registrados como profissionais na FPF, além de apresentar documentação completa, incluindo laudos técnicos atualizados dos estádios indicados. A cidade candidata também é avaliada pela FPF, que realiza vistorias para assegurar que a infraestrutura local esteja adequada para receber as delegações e o público.
A organização e segurança do evento são prioridades, e ajustes na escolha das sedes ou locais dos jogos podem ser feitos pela FPF, conforme necessidades técnicas ou logísticas. Uma vez confirmada a participação, os clubes devem cumprir compromissos rigorosos. A desistência ou abandono da competição pode resultar em severas punições, incluindo a proibição de participação em até cinco edições futuras e multa de R$ 20 mil.
➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte
São 128 equipes divididas em 32 grupos, que começarão a decidir no dia 2 de janeiro quem vai levantar o troféu no dia 25, aniversário da cidade de São Paulo.
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias