Desde que voltou ao Corinthians em fevereiro, Ralf fez trabalhos específicos para ficar no mesmo nível físico do restante do elenco. Ele não demorou a ganhar a posição de titular, mas sofreu uma lesão no ombro em abril e teve de passar por cirurgia. Quando voltou a ficar à disposição em julho, o volante teve uma lesão muscular na panturrilha esquerda e novamente teve de passar um período no departamento médico.
Agora 100% fisicamente, Ralf tem dominado o meio de campo do Corinthians. É o dono da posição desde o meio de agosto, mesmo após a chegada do técnico Jair Ventura, que já havia trabalhado com Gabriel no Botafogo.
No clássico contra o São Paulo, Ralf não só destacou-se na marcação, como também apareceu na entrada da área para marcar o gol do Corinthians na partida. Foi o primeiro gol dele desde sua volta ao Timão - o último havia sido há mais de três anos: no dia 2 de setembro de 2015, na vitória por 2 a 0 sobre o Fluminense.
- Saudade a gente tem sempre. O importante foi o espírito de luta da equipe - disse o volante.
Ralf tem apenas nove gols marcados em suas duas passagens pelo Corinthians, entre 2010 e 2105 e de fevereiro até agora. Ele já disputou 381 jogos pelo Timão.
Normalmente habituado a disputar títulos pelo Corinthians, Ralf sabe que é um dos momentos mais complicados do clube nos últimos anos, após debandada na comissão técnica, saída de jogadores importantes e sem grandes ambições no Brasileirão. O Timão, inclusive, ainda tem pequena chance até de ser rebaixado.
- Almejávamos os três pontos para sair dessa zona de incômodo, mas esse ponto também vai fazer diferença lá na frente - analisou Ralf.
O Corinthians atualmente soma 39 pontos na tabela do Brasileirão. Na próxima rodada, o Timão visita o Cruzeiro na quarta-feira, no Mineirão.