Apesar de projeto de integração, base tem pouco espaço no Corinthians
Após promessa de maior aproveitamento de jovens, Timão ainda pouco utiliza pratas da casa no elenco profissional. Nenhuma cria do ‘Terrão’ é titular da equipe de Tite em 2016
Há cerca de um ano, após sofrer críticas e cobranças, a diretoria do Corinthians estabeleceu como meta promover uma maior integração entre as categorias de base e o elenco profissional, aproveitando cada vez mais jovens jogadores no elenco. Apesar de avanços neste processo, o número de garotos utilizados por Tite ainda é pequeno e a maioria das crias do “Terrão” tem pouco espaço na equipe.
Considerando que Yago foi contratado da Portuguesa com 19 anos e pouco foi aproveitado nas categorias inferiores do Timão, nenhuma revelação recente da base conseguiu se firmar como titular no ano.
A título de comparação, o rival Santos, visto como clube modelo no aproveitamento de jovens, teve quatro Meninos da Vila entre os titulares que conquistaram o Paulistão e outros 12 no elenco.
O técnico Tite argumenta que não pode apressar etapas, até para não “queimar” os garotos, mas promete olhar e dar chance a todos.
– Todas as possibilidade são possíveis. Há uma busca criteriosa, e tento dar uma sequência de jogos para que o atleta se mostre e essas engrenagens do time possam se ajustar – afirmou o treinador no domingo.
O volante Maycon, promovido após se destacar na Copa São Paulo, em janeiro, teve oportunidades no Paulistão, atuou por 778 minutos em 2016, mas perdeu território. Na última quarta-feira, por exemplo, ele ficou fora até do time reserva no início do treino, sendo chamado na etapa final.
Bastante aproveitado desde o ano passado, o lateral-esquerdo Guilherme Arana segue na reserva. Já o zagueiro Pedro Henrique, o meia Matheus Pereira e o atacante Claudinho muitas vezes nem sequer são relacionados para as partidas.
Por conta da ida de Edílson para o Grêmio, o Corinthians pediu o retorno de empréstimo de Léo Príncipe, lateral-direito de 19 anos. Contudo, na atividade da última quarta ele trabalhou em campo anexo, enquanto o volante Willians foi improvisado na ala da equipe reserva no treino técnico.
Homenageado até no terceiro uniforme do clube (laranja), o “Terrão” ainda espera por mais chances.
FAROL DA BASE
VERMELHO
Escândalo recente nas categorias inferiores abalou clube e gerou racha interno na cúpula. Diretor José Onofre deve ser demitido.
AMARELO
Integração, embora não seja considerada como ideal, já é bem melhor do que no passado e deve melhorar com novo CT da base, que será ao lado de onde o time profissional treina. Inauguração deve ocorrer ainda neste ano.
VERDE
Timão segue disputando e vencendo títulos na base. Aos poucos, clube vai aumentando percentual de direitos de jogadores.
GAROTOS DA BASE NO PROFISSIONAL
Goleiros
Matheus Vidotto e Caique França, de 23 e 20 anos, respectivamente, são reservas de Cássio e Walter.
Defensores
Lateral-esquerdo Guilherme Arana é prata da casa com mais chances na equipe. Só neste ano fez dez jogos. Zagueiro Pedro Henrique só atuou uma vez na temporada.
Meias
Volante Maycon foi promovido após a Copinha como grande promessa, jogou 778 minutos, mas tem sido pouco usado. Meia Matheus Pereira está de saída para a Juventus (ITA).
Atacante
Claudinho jogou por apenas seis minutos nesta temporada e voltou ao time sub-20 para disputar Paulista e Brasileiro.