menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!
logo lance!

Acesse sua conta para ter acesso a conteúdos exclusivos e personalizados!

Árbitro de Corinthians e Always Ready já teve a sua nacionalidade questionada

José Argote apita pela Federação Venezuelana de Futebol, mas há questionamentos do profissional ser colombiano

José Argote
imagem cameraÁribtro venezuelano José Argote apitará um jogo do Corinthians pela terceira vez na carreira (Foto: AFP)
Avatar
Lance!
São Paulo (SP)
Dia 25/05/2022
22:59
Atualizado em 26/05/2022
10:00

  • Matéria
  • Mais Notícias

O árbitro da Federação Venezuelana de Futebol José Argote é quem apitará o duelo entre Corinthians e Always Ready, da Bolívia, nesta quinta-feira (26), às 21h, pela última rodada da fase de grupos da Libertadores. O profissional, no entanto, tem a sua nacionalidade questionada.

continua após a publicidade

> GALERIA - Veja todos os técnicos estrangeiros do Timão
> TABELA - Veja tabela da Libertadores e simule os próximos jogos

Em 2017, antes da semifinal da Copa Sul-Americana, entre Flamengo e Junior Barranquilla, da Colômbia, o jornalista argentino Marcelo Benini apresentou uma acusação de que o homem do apito era natural de San Juan del César, cidade colombiana, e não em Maracaibo, na Venezuela, onde constava o registro.

A situação gerou polêmica justamente porque Argote apitaria à época o duelo envolvendo um time da Colômbia contra o Fla. 

A denúncia através da imprensa argentina teve origem após a atuação de José Argote na arbitragem da vitória por 4 a 2 do time colombiano do Atlético Nacional contra o Huracán, da Argentina, no jogo de volta das oitavas de final da Libertadores de 2016, onde o próprio clube portenho classificou a arbitragem como ‘roubo’ através de uma hashtag postada pelo perfil oficial. No ano seguinte, a denúncia do nascimento de Argote na Colômbia foi publicada.

A contestação é que há uma confusão. Ele alega que é nascido em Maracaibo, na Venezuela, e foi para San Juan del César para se formar em medicina veterinária, o que fez com que ele tirasse a cidadania colombiana. No entanto, a acusação aponta justamente o contrário.

De toda forma, naquela ocasião José Argote apitou o duelo entre Flamengo e Barranquilla, que teve o clube carioca vencedor. A atuação do árbitro foi tranquila. 

Argote tem a chancela da Fifa desde 2015. Naquele mesmo ano ele foi o selecionado pela Federação Venezuelana de Futebol para representar a arbitragem do país na Copa América, tendo apitado uma semifinal, entre Chile e Peru, e sendo o quarto árbitro da decisão entre Argentina e Chile.

No ano passado, José Argote se envolveu em uma polêmica com um clube brasileiro, o Grêmio, nas oitavas de final da Copa Sul-Americana, contra a LDU, do Equador. O profissional assinalou a penalidade que garantiu a virada do clube equatoriano em plena arena gremista, dando a classificação ao time de Quito às quartas de final do torneio continental. A marcação foi questionada de forma severa à época pelo técnico Luis Felipe Scolari, e o atacante Alisson.

Será a primeira vez que José Argote apita um jogo do Corinthians pela Libertadores, mas o profissional já trabalhou em outros dois jogos do Timão, ambos pela Sul-Americana.

Em 2019, o colombiano/venezuelano foi o responsável pelo apito na vitória do Timão por 2 a 0 sobre o Montevideo Wandereres, do Uruguai, na Neo Química Arena, pelo jogo de ida das oitavas de final da competição, já no ano passado comandou a arbitragem na goleada corintiana por 4 a 0 sobre o River Plate do Paraguai, ainda na fase de grupos do campeonato.

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias