menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!
logo lance!

Acesse sua conta para ter acesso a conteúdos exclusivos e personalizados!

Saiba os caminhos para Augusto Melo frear impeachment no Corinthians

Presidente do Timão precisa se desdobrar para evitar afastamento

Augusto-Melo-Corinthians-3-scaled-aspect-ratio-512-320
imagem cameraAugusto Melo enfrenta processo de impeachment no Corinthians (Foto: José Manoel Idalgo / Agência Corinthians)
Avatar
Ulisses Lopresti
São Paulo (SP)
Dia 27/11/2024
06:45
Atualizado há 2 minutos

  • Matéria
  • Mais Notícias

A votação para o impeachment de Augusto Melo será realizada nesta quinta-feira (28), no Parque São Jorge. O Conselho Deliberativo convocou o evento, que pode causar o afastamento do presidente do Corinthians em caso de aprovação em maioria simples dos conselheiros.

continua após a publicidade

➡️ Ex-presidentes do Corinthians não votaram em reunião que recomendou impeachment

Na segunda-feira (25), o Conselho de Orientação do Corinthians (CORI) classificou a gestão de Augusto Melo como temerária e recomendou o impeachment do dirigente. O órgão é formado por ex-presidentes, membros vitalícios e conselheiros eleitos na última eleição, realizada no final do ano passado.

A recomendação levou em consideração possíveis irregularidades durante a parceria do Corinthians com a ex-patrocinadora "Vai de Bet". O órgão reprovou as contas do segundo trimestre da gestão de Augusto Melo. Os membros do CORI ainda argumentam que documentos importantes não foram apresentados, além de terem identificado informações inconsistentes.

continua após a publicidade

A votação foi unânime, 13 a 0 a favor da destituição do presidente. Apesar do documento não interferir diretamente no resultado da votação de quinta-feira, o fato de ex-apoiadores se mostrarem contra a gestão pode preocupar Augusto Melo.

Reaproximação do CORI

Entre os votantes estavam oito membros trienais, ou seja, que estarão no CORI durante a gestão de Augusto Melo, até o final de 2026. Nas eleições, seis deles foram eleitos juntos à campanha do atual presidente: Caetano Blandini, Celso de Oliveira Sobrinho, Fabio Soares Souza, Fausto Di Toti Garcia, Felipe Ezabella e Paulo Roberto Bastos. Todos os citados votaram a favor do impeachment.

continua após a publicidade

Mais do que nunca, Augusto Melo precisa reforçar as alianças com antigos apoiadores para não arriscar perder o cargo de presidente do Corinthians

Força de Augusto Melo no Conselho

Augusto Melo sobrou nas eleições de 2023. Foi eleito com 66,2% dos votos contra 33,8% de seu adversário, André Luiz Oliveira. Sua popularidade também ajudou a eleger diversos conselheiros.

Com 200 vagas diretas nas eleições, quatro chapas que apoiavam Augusto Melo foram eleitas contra outras quatro partidárias da chapa Renovação e Transparência, que comandou o Corinthians por 16 anos, entre 2007 e 2023.

Com esse equilíbrio, Augusto Melo poderia contar com a força dos apoiadores para frear a votação do impeachment. Entretanto, o presidente ainda precisa convencer a maioria entre os 104 conselheiros vitalícios do clube.

Pressão pública

Se dentro do clube, Augusto Melo precisa conquistar o apoio dos conselheiros, fora dele possui um pouco mais de tranquilidade. Com a equipe em boa fase no Brasileirão, o torcedor respira aliviado com a fuga do rebaixamento e aspira uma vaga para a próxima Libertadores através do Brasileirão.

O Corinthians venceu seus últimos seis jogos na competição e ocupa a nona colocação na tabela. O torcedor, enfim, se vê longe de uma crise, e a batalha política dentro do clube começa a afetar o humor da Fiel.

Os atletas também se posicionaram a favor de Augusto Melo nas redes sociais. No sábado (23), publicaram uma nota conjunta nas redes sociais reiterando o apoio ao atual presidente. Após a vitória por 3 a 1 contra o Vasco, no domingo (24), na Neo Química Arena, Emiliano Díaz, Gustavo Henrique e Rodrigo voltaram a defender o atual mandatário.

O posicionamento da torcida e dos jogadores pode contribuir para um adiamento da votação ou até mesmo a reprovação da proposta de afastamento.

Augusto Melo - Corinthians impeachment
August Melo enfrenta processo de impeachment no Corinthians (Foto: Fabio Giannelli/AGIF)

O processo de impeachment

Nesta quinta-feira (28), o Conselho Deliberativo do Corinthians votará o afastamento de Augusto Melo. Caso uma maioria simples entre os 302 conselheiros decida pelo impeachment, o dirigente será exonerado de forma imediata. O órgão, então, terá até cinco dias para convocar uma assembleia-geral, quando os sócios aprovarão ou não a decisão.

➡️ Tudo sobre o Timão agora no WhatsApp. Siga o nosso novo canal Lance! Corinthians

Com a saída de Augusto Melo, o cargo ficaria interinamente ocupado por Osmar Stábile, vice-presidente do Corinthians. Diretores assumem internamente que vão deixar o cargo caso o impeachment se concretize.

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias