Cássio e Róger Guedes tentaram convencer Cuca a ficar no Corinthians; diretoria sente a saída
Decisivos na classificação contra o Remo pela Copa do Brasil, a dupla, endossada pelos demais jogadores, liderou a busca para tentar mudar a ideia do treinador
Mesmo com o técnico Cuca tendo decidido deixar o Corinthians até mesmo antes do duelo contra o Remo, pela Copa do Brasil, na noite da última quarta-feira (25), alguns jogadores tentaram reverter a situação e fazer com que o treinador mudasse de opinião. Os principais foram o goleiro Cássio e o atacante Róger Guedes.
Cuca não quis comunicar aos atletas que deixaria o Timão antes do jogo decisivo, que garantiu a classificação corintiana às oitavas de final da competição nacional. A ideia era manter o foco do elenco na decisão e a responsabilidade de inverter um placar adverso de dois gols que o Corinthians tinha sofrido no jogo de ida, quando ainda era comandado por Fernando Lázaro, hoje auxiliar do clube. E a vitória veio, por 2 a 0, com a classificação garantida na disputa por pênaltis.
+ Cuca deixa o Corinthians: veja técnicos brasileiros livres no mercado da bola
Depois do jogo, no vestiário, o técnico comunicou aos atletas a decisão de deixar o Corinthians. Bastante emocionado, ele teria aguardado todos os jogadores, até mesmo os que estavam realizando o exame antidoping, se justificado coletivamente, alegando que a saída era atendendo um pedido da família. Após isso, ele se desculpou com cada profissional.
Cássio e Róger Guedes, então, tentaram expor que o grupo estava com ele, mas isso não foi o suficiente, porque a decisão do treinador já estava tomada. Cuca, então, ganhou a camisa do goleiro de presente e colheu a assinatura de todos os atletas. Com ela no ombro, o técnico foi até a sala de coletivas e fez o anúncio da sua saída do Timão. A dupla, curiosamente, foi o destaque da classificação corintiana contra o Remo. Cássio pegou a cobrança que garantiu a vitória corintiana na disputa por pênaltis, enquanto Guedes marcou o gol que levou a partida a ser decidida na marca da cal, além de ter convertido a última batida.
+ Assine o Star+ por apenas R$32,90 por mês e acompanhe o Timão na Libertadores quando e onde quiser!
Antes do comunicado ao elenco, Cuca se reuniu rapidamente com o presidente Duílio Monteiro Alves e o gerente de futebol Alessandro Nunes, que também tentaram, em vão, convencer o profissional a permanecer no comando corintiano. Porém, eles já estavam cientes de que a decisão estava tomada mesmo na véspera da partida, quando o técnico sinalizou que sairia.
A decisão de Cuca foi sentida pela diretoria, que ficou muito satisfeita com o trabalho desenvolvido pelo treinador, principalmente na preparação para o jogo contra o Remo. A interpretação é que eles acertaram em cheio na escolha, mas, ainda assim, perderam o profissional. Tanto que a busca no mercado é por um profissional com currículo e bom poder de vestiário para assumir a vaga. Vanderlei Luxemburgo é o favorito no momento.
Em busca de motivar o elenco para o duelo decisivo pela Copa do Brasil, por exemplo, Cuca pediu para que os familiares de todos os atletas fossem chamados de surpresa para fazer um corredor na entrada do campo para prestar apoio. Isso pegou os jogadores de surpresa e fez com que eles entrassem ligados. O primeiro gol corintiano saiu com 1 minuto de jogo, marcado por Adson.
Além de chateado com toda a situação, parte do plantel corintiano também estaria irritado, entendendo que ficou exposto nos últimos dias com a troca de dois treinadores no intervalo de uma semana.