Corinthians prepara lista de dispensas para a próxima temporada
Quatro nomes puxam fila de saída e não devem ficar no Timão em 2023
- Matéria
- Mais Notícias
Quatro jogadores não devem fazer parte do plantel do Corinthians na próxima temporada: o zagueiro Robson Bambu, o lateral-esquerdo Bruno Melo e os volantes Cantillo e Xavier. São as primeiras dispensas que aparecem no planejamento para 2023, apesar de o clube estar com a cabeça na final da Copa do Brasil.
Relacionadas
+ Confira detalhes da terceira camisa e a nova linha do Corinthians em alusão ao Mundial do Japão
Com a folha salarial próxima dos R$ 20 milhões mensais, a direção do alvinegro tem como um dos objetivos enxugar esse valor ou, pelo menos, repetir o que foi feito no ano passado, quando a equipe ‘se livrou’ de jogadores que estavam encostado e encorpou o elenco com contratações que chegaram para jogar.
O quarteto que encabeça a lista de dispensas possui realidades diferentes. Robson e Melo, por exemplo, estão emprestados por outros clubes e serão devolvidos ao fim do Brasileirão. Xavier tem vínculo com o Corinthians até o fim do ano que vem e não deve ser renovado. Já Cantillo entra no caso de atletas que têm um salário elevado, nunca apresentou aquilo que se esperava dele e não vive boa fase.
A diretoria corintiana, portanto, deve ir em busca de interessados para comprá-lo ou vai emprestar o meia colombiano para algum clube que esteja disposto a bancar os vencimentos, integralmente.
Outros atletas podem ser incluídos nesta ‘lista de dispensas’, são eles: o meia-atacante Mateus Vital e os meias Ramiro e Roni.
No entanto, isso já passa pela permanência, ou não, de Vítor Pereira. Nas últimas semanas, o treinador português tem participado ativamente da construção do futebol do Corinthians para 2023, mas as conversas giraram em torno das carências no elenco, para que a direção vá em busca de reforços dentro de um determinado perfil.
+ Confira a tabela da Copa do Brasil e simule o jogo decisivo entre Flamengo e Corinthians
Caso Vítor fique no Timão, Ramiro e Vital devem permanecer. A dupla estava emprestada até o meio desta temporada, retornou ao Timão no segundo semestre e caiu nas graças do técnico. Por um bom momento, o clube alvinegro tentou encontrar novos destinos para os dois atletas, mas, sem sucesso, eles foram incorporados ao plantel corintiano.
O caso de Ramiro é o mais delicado, já que ele tem contrato até o fim desta temporada, e até agora o Corinthians não conversou com o estafe do atleta, por renovação. Sentar para discutir em um momento de alta do jogador pode colocar o Timão com a ‘faca no pescoço’ na hora de ir à mesa.
Já Roni vive uma incógnita independentemente do futuro do treinador. O garoto, de 23 anos, é visto como negociável por todas as partes, mas pode ser útil para a composição do elenco, principalmente frente à possível saída de Cantillo.
Perder o colombiano e também Roni desfalcaria o ‘time’ de volantes corintianos. Por ser cinco anos mais novo, uma prata da casa e com maior potencial de evolução e até comercialização do que Cantillo, Roni, que tem contrato com o Corinthians até dezembro de 2024, só deve deixar o Timão na próxima temporada caso haja uma oferta boa para o clube. Neste caso, nenhum esforço seria feito para segurar o jogador.
OUTROS PROBLEMAS
Além dos atletas que compõem o elenco corintiano no momento, o Time do Povo conta com seis atletas que voltarão de empréstimo ao fim desta temporada: o zagueiro Léo Santos (Ponte Preta), o volante Matheus Jesus (Ponte Preta), o meia-atacante Luan (Santos), e os atacantes Janderson (Grêmio), Jonathan Cafú (Cuiabá) e Mateus Davó (Bahia).
Todos eles possuem vínculo com o Corinthians até o fim do ano que vem, mas nenhum desses atletas faz parte dos planos do clube para 2023.
A direção corintiana ainda sonha em lucrar, mesmo que seja pouco, com alguns atletas, como Léo Santos e Davó. São nomes que interessam ao mercado internacional. No caso dos demais, conseguir um novo empréstimo, para se livrar dos salários no último de contrato, já é tido como um bom negócio para a cúpula corintiana.
Outros quatro atletas que estão emprestados também estão no fim dos seus contratos com o Timão e ficarão livres no mercado ao final deste ano: o zagueiro/lateral-esquerdo Danilo Avelar (América-MG), os meias Thiaguinho (Botafogo-SP) e Fessin (Ponte Preta), e o atacante Matheus Matias (Ponte Preta).
O goleiro Ivan, e os atacantes Gustavo Mantuan e Rodrigo Varanda são outros ativos que o Timão tem cedidos a outros clubes, mas esses têm vínculos de empréstimo válidos até o meio da próxima temporada. Os dois primeiros estão no Zenit, da Rússia, enquanto o último atualmente veste a camisa do Akritas Chlorakas, do Chipre.
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias