Corinthians vê zaga ‘esvaziar’ e se tornar problema próximo de jogo decisivo
Timão tem apenas quatro defensores no elenco e dois deles vão cumprir suspensão na próxima partida pelo Brasileirão, contra o Grêmio
- Matéria
- Mais Notícias
O Corinthians tem problemas na zaga para o jogo contra o Grêmio, nesta segunda-feira (18), pelo Campeonato Brasileiro. Somente dois atletas da posição estão disponíveis para a partida: Caetano e Lucas Veríssimo. Bruno Méndez e Gil receberam o terceiro cartão amarelo na derrota corintiana para o Fortaleza, na última quinta-feira (14), e cumprirão suspensão automática contra o Tricolor Gaúcho.
Relacionadas
A situação no Brasileirão alerta para um problema da equipe alvinegra próximo à semifinal da Sul-Americana, contra o próprio Leão do Pici. O Timão tem somente quatro zagueiros no elenco principal, sendo que um deles, Bruno Méndez, também é o reserva imediato da lateral-direita. Além do mais, o técnico Vanderlei Luxemburgo costuma montar o sistema defensivo com três atletas em algumas oportunidades.
A solução tem sido usar as categorias de base. Renato Santos tem sido chamado para compor elenco e até mesmo foi relacionado para algumas partidas nesta temporada. Porém, no treinamento deste sábado (16) os escolhidos foram Alexandre, Fernando Vera e João Pedro Tchoca, para que Renato não fosse tirado do jogo contra a Portuguesa, pelo Paulistão Sub-20.
De toda forma, a tendência é que Renato Santos seja o escolhido para compor o banco de reservas contra o Grêmio, na segunda-feira (18).
ROTATIVIDADE NA DEFESA
Recentemente, o Timão modificou bastante as peças do seu sistema defensivo. A equipe do Parque São Jorge terminou a temporada passada com as seguintes opções para o setor: Balbuena, Bruno Melo, Bruno Méndez, Belezi, Gil, Raul Gustavo, Robert Renan e Robson Bambu. Desses, apenas Gil e Méndez permanecem.
Bruno Melo, Belezi e Robson Bambu deixaram o Corinthians no fim do ano passado. O período de contrato deles encerraram e eles não ficaram.
Não foi do interesse da diretoria corintiana renovar o empréstimo por Melo e Bambu, que foram cedidos novamente pelas suas equipes, dessa vez para Goiás e Vasco, respectivamente.
Já o garoto Lucas Belezi, que chegou a ser relacionado pelo então treinador corintiano Vítor Pereira, mas nunca entrou em campo profissionalmente, não aceitou a proposta de renovação oferecida pelo time do Parque São Jorge e viu a situação ser resolvida após seis meses, já que o Timão tinha a prioridade no primeiro contrato profissional do atleta, que, após acordo, foi contratado pelo Athletico-PR, com o Coringão mantendo 30% dos direitos econômicos do profissional.
Em janeiro deste ano, Raul Gustavo foi emprestado ao Bahia, e Robert Renan foi liberado para o Zenit, da Rússia, envolvido na compra do centroavante Yuri Alberto pelo Timão.
Em junho, encerrou o vínculo de empréstimo do paraguaio Fabián Balbuena, que estava cedido pelo Dínamo de Moscou. Campeão brasileiro com o Corinthians em 2017, o jogador não teve o mesmo sucesso na segunda passagem e foi devolvido aos russos.
Por sua vez, Caetano, que estava emprestado ao Goiás, voltou ao Timão, que decidiu aproveitá-lo após cedê-lo temporariamente a cinco equipes diferentes entre 2019 e 2022. Além do Esmeraldino, o jogador defendeu Oeste, Coritiba, São Caetano e CRB.
Outro cria das categorias de base corintiana que ganhou espaço foi Murillo, que em fevereiro assinou a sua renovação com o clube alvinegro e foi integrado definitivamente entre os profissionais, após disputar a Copa São Paulo de Futebol Júnior no mês anterior.
Ainda assim, com as saídas de Robert e Balbuena no primeiro semestre, a diretoria do Corinthians entendeu ser necessária a contratação de um quinto jogador para a zaga. E assim acertou a contratação por empréstimo de Lucas Veríssimo até junho do ano que vem.
No entanto, no fim da janela de transferências, o clube do Parque São Jorge negociou a venda de Murillo ao Nottingham Forest, da Inglaterra, por 12 milhões de euros (R$ 64,4 milhões) mais 2 milhões de euros (R$ 10,7 milhões) atrelados a cumprimento de metas. O Timão manteve 10% dos direitos econômicos do jogador, podendo lucrar ainda mais com possíveis novas vendas.
Assim, o Corinthians terminará o ano com quatro zagueiros no elenco profissional: Caetano, Bruno Méndez, Gil e Veríssimo. O período de inscrições para novos atletas até o fim desta temporada se encerrou na última sexta-feira (15).
Dois integrantes do quarteto remanescente, no entanto, podem não permanecer no Timão na próxima temporada. Os contratos de Bruno Méndez e Gil terminaram em dezembro deste ano.
No caso do uruguaio, as conversas para renovação foram abertas ainda no primeiro semestre, e a diretoria aguarda a resposta do estafe do atleta nos próximos dias. Atlético-MG, Flamengo e Internacional monitoram a situação do jogador. Enquanto a situação de Gil dependerá da próxima diretoria, que será eleita no fim deste ano e assumirá em janeiro. A alta idade e as oscilações do defensor durante as últimas temporadas fazem com que a atual administração considere um risco a renovação, passando a responsabilidade para a gestão seguinte.
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias