DVD, polêmicas e provocações: relembre episódios da rivalidade entre Corinthians e Internacional
Timão e Inter se enfrentam neste domingo (4), às 16h, na Neo Química Arena, pelo Brasileirão
- Matéria
- Mais Notícias
O duelo entre Corinthians e Internacional possui uma das maiores rivalidades do Brasil. E as equipes voltam a se enfrentar neste domingo (4), às 16h, pela 25ª rodada do Brasileirão.
Relacionadas
GALERIA - Manto do Corinthians: veja os modelos finalistas para quarta camisa do Timão em 2023
O jogo é fundamental para ambos times, que possuem os mesmos 42 pontos na classificação da principal competição nacional, mas o Timão ocupa o quarto lugar pois tem uma vitória a mais em relação ao Inter.
O LANCE! relembra alguns dos momentos mais emblemáticos dessa rivalidade.
BRASILEIRÃO 2005 E A MÁFIA DO APITO
Após uma reportagem desvendar que árbitros estavam manipulando resultados de partidas do Campeonato Brasileiro de 2005 para ajudar apostadores a lucrarem com os placares encomendados, 11 jogos daquela edição apitados por Edílson Pereira de Carvalho, envolvido no esquema, foram anulados e disputados novamente.
O Corinthians precisou repetir os confrontos contra Santos e São Paulo. Originalmente, o Timão havia perdido os dois clássicos, mas nos jogos reagendados a equipe alvinegra conseguiu quatro pontos e acabou superando a pontuação do Internacional.
Caso o escândalo não tivesse sido desvendado e os jogos anulados, o Colorado ficaria com a taça. O título brasileiro do Timão aflorou a rivalidade entre as equipes.
TABELA - Simule os jogos do Timão e Inter no Campeonato Brasileiro
REBAIXAMENTO DO CORINTHIANS EM 2007
Na última rodada do Campeonato Brasileiro de 2007, Corinthians e Goiás brigavam para escapar do rebaixamento. O Esmeraldino enfrentava o Internacional na rodada final, enquanto o Timão tinha pela frente o Grêmio.
Caso não vencesse o Imortal no Olímpico, o Corinthians precisava que o Goiás tropeçasse contra o Inter. O Timão acabou empatando em 1 a 1 com o Grêmio, e o Esmeraldino superou o Internacional por 2 a 1, de forma polêmica, e até hoje os corintianos reclamam.
O gol da vitória do Goiás veio através de cobrança de pênalti, mas o árbitro mandou a cobrança voltar duas vezes, pois o goleiro Clemer, que defendeu as duas primeiras, teria se adiantado. Na terceira tentativa, Élson fez o gol que sacramentou o rebaixamento do Timão
COPA DO BRASIL 2009 E DVD
Corinthians e Internacional decidiram a Copa do Brasil de 2009. Contudo, antes da final, a diretoria do Inter preparou um dossiê, em um DVD entregue à CBF, com supostos erros de arbitragem que teriam beneficiado o Timão.
O Time do Povo venceu por 2 a 0 o primeiro jogo da final e segurou o empate em 2 a 2 no Beira-Rio, faturando o título da Copa do Brasil. Desde então, o Corinthians provoca a equipe gaúcha citando o DVD.
CASO PETROS
No Campeonato Brasileiro de 2014, o Corinthians foi julgado pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) por uma suposta escalação irregular do volante Petros em partida contra o Coritiba, válida pela 13ª rodada daquela edição.
Por maioria dos votos, o STJD absolveu o Timão, que provocou o Internacional nas redes sociais novamente citando o DVD, tendo em vista que ambas equipes brigavam por uma vaga na Libertadores.
ANÚNCIO DE YURI ALBERTO
A polêmica mais recente envolvendo Corinthians e Internacional envolveu Yuri Alberto. Após a Fifa estender a ‘cláusula de guerra' para jogadores nas ligas ucranianas e russas, Timão e Inter travaram um duelo no mercado da bola pela contratação do atacante.
Com propostas similares, Yuri escolheu a equipe paulista ao invés de seu ex-clube, e a torcida colorada não gostou da decisão do atleta, que havia sido vendido ao Zenit no começo do ano.
Após anunciar a chegada de Yuri Alberto, o Corinthians postou um vídeo em suas redes sociais com alguns gols do centroavante, colocando emojis de um DVD em alusão ao episódio entre os clubes em 2009.
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias