Especialistas avaliam como ampliação da Neo Química Arena mudaria a experiência do torcedor
Inicialmente, o Corinthians trabalha para aumentar a capacidade para 54 mil lugares, mas projeta sonho de 70 mil no futuro
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Em 2024, a Neo Química Arena completa dez anos de existência. Durante esse período a casa do Corinthians recebeu excelentes públicos e conseguiu criar um ambiente hostil para qualquer adversário. Apesar da força do estádio, a torcida alvinegra entende que pode mais e por isso pede o aumento da capacidade da Arena.
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Segundo o atual presidente do clube, Augusto Melo, uma expansão para 54 mil pessoas é questão de tempo. O Corinthians está aguardando apenas algumas burocracias em relação a liberação das autoridades para colocar o projeto em prática.
Apesar de não começar a temporada com a capacidade da arena ampliada, a diretoria alvinegra trabalha para expandir o número de torcedores o mais rápido possível. Inclusive, o projeto pensado para a Neo Química Arena pode levar o estádio a receber até 70 mil torcedores, o que faria da casa alvinegra o terceiro maior palco no ranking nacional.
De acordo com especialistas, com essa iniciativa, o Corinthians pode melhorar a experiência da Fiel em Itaquera. Todos os setores da arena podem ser beneficiados pelo aumento do fluxo no local. É o que afirma Leonardo Rizzo, CEO da Soccer Hospitality, empresa responsável pelo Fielzone, principal camarote do estádio:
- Com mais pessoas frequentando o local, o nível de atendimento precisa corresponder. Será muito bom para todos, teremos mais pessoas conhecendo nosso espaço e mais torcedores poderão usufruir de uma experiência única, cada vez melhor e mais completa, indo além do futebol - afirma o empresário.
Outro ponto a ser levantado como consequência do aumento do público médio da arena é o crescimento da renda de bilheteria. Henrique Borges, CEO da Somos Young, empresa que realiza o atendimento a sócios-torcedores de clubes brasileiros, acredita que com mais torcedores no estádio o clube pode impulsionar o programa de sócios.
- Com um estádio de maior capacidade de público, o Corinthians vai abrir portas para mais torcedores viverem o clube e isso normalmente vem acompanhado de consumo. Com incentivos e um bom planejamento, a equipe paulista pode turbinar seu programa de sócios torcedores e ainda aumentar sua renda em cima disso - explica.
O Corinthians também tem como plano adotar a utilização do reconhecimento facial no estádio. A medida é uma tendência entre os clubes e já existem projetos de lei em tramitação a respeito da instalação da tecnologia ao redor do Brasil. Estádios como Nilton Santos e Maracanã já anunciaram que vão aderir a ação. O Goiás foi uma das primeiras equipes a trazer a biometria facial para a entrada nos estádios. Sobre o pioneirismo do clube, Luciano Paciello, CEO da agremiação, expõe:
“O Goiás adotou o reconhecimento facial porque entendeu o potencial positivo que isso já demonstrava na época e que vem nos ajudando muito ao trazer cada vez mais torcida para os jogos. Observamos a tranquilidade que as famílias sentiram frequentando o estádio e os arredores, e é justamente isso que buscamos proporcionar. O conforto e a segurança do nosso torcedor, e de qualquer visitante em nossa casa, são prioridade máxima”, destaca.
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A influência cultural do estádio
A Neo Química Arena parece ter entrado no circuito de atrações culturais da cidade. O estádio recebeu o “Tardezinha” no último mês e vai sediar um jogo da NFL em Setembro. O aumento da capacidade também pode ajudar em atrair mais eventos parecidos com esses. Fábio Wolff, especialista em marketing esportivo, acredita que o estádio tende a movimentar a cidade não só pelo esporte mas também em outras áreas do entretenimento.
- Os eventos esportivos e culturais vêm de um boom pós-pandemia, com uma procura gigante. A Neo Química Arena é uma das arenas mais modernas da América do Sul e os jogos do Corinthians apresentam uma média de público muito grande. O local possui estrutura para receber outros eventos, como aconteceu com o show "Tardezinha" e agora vai receber a NFL. Acho justo o pensamento da diretoria do Corinthians de ampliar o estádio, uma vez que sua capacidade é limitada - explica Fábio Wolff, sócio-diretor da Wolff Sports.
Para Sergio Schildt, presidente da Recoma, empresa especializada em infraestrutura esportiva, além do grande poder midiático que o evento trará, a infraestrutura da Neo Química também irá fortalecer o que a NFL precisa para entregar o melhor ao público.
- Na questão da atração, a inovação sempre atrai, e, considerando que a NFL já possuem milhões de seguidores nas redes sociais do Brasil, podemos imaginar um estádio lotado. Já na questão do campo, o gramado do Corinthians, que recebe uma boa manutenção, deverá ser o mesmo para o futebol americano, com apenas a marcação das linhas, sem grandes adaptações. O diferencial ocorrerá de fato na Arena, na área destinada ao público, que será preparada para oferecer atrações e ativações, proporcionando uma experiência enriquecedora para os espectadores aproveitarem o evento ao máximo - completa o especialista.
Dos 110,5 milhões de internautas brasileiros com 18 anos ou mais, 32% declararam-se interessados ou muito interessados no futebol americano, sendo 51% do sexo masculino e 61% entre 18 e 39 anos. No último Super Bowl, a audiência global foi de 56 milhões de pessoas, com 2,5 milhões de espectadores no Brasil, representando um aumento de 19% em relação ao ano anterior e a maior audiência no país nos últimos 10 anos.
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