menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!
logo lance!

Acesse sua conta para ter acesso a conteúdos exclusivos e personalizados!

Guia Corinthians: onde assistir, análise dos adversários e tudo sobre o Timão na Libertadores

Incógnita após eliminação precoce no Paulistão, o Time do Povo quer virar a página e brigar pelo seu segundo título continental

Guia da Libertadores - Corinthians
imagem cameraCampeão em 2012, o Corinthians busca o seu segundo título da Libertadores (Foto: Arte Lance!)
Avatar
Lance!
São Paulo (SP)
Dia 05/04/2023
17:09
Atualizado em 06/04/2023
11:09

  • Matéria
  • Mais Notícias

Campeão da Libertadores em 2012, o Corinthians volta à competição após cair nas quartas de final no ano passado. O Timão está no grupo E, ao lado do Argentinos Juniors (ARG), Liverpool (URU) e Independiente del Valle (ECU). A estreia será nesta quinta-feira (6), às 19h (de Brasília), contra o Liverpool, no estádio Centenário em Montevidéu, capital uruguaia.

Após a saída de Vítor Pereira, comandante corintiano na Liberta em 2022, o auxiliar Fernando Lázaro assumiu o clube alvinegro no início do ano. A equipe mostrou mudanças táticas e de postura, com alguns atletas que não rendiam com o ex-treinador se destacando, como Roni, Giuliano e até mesmo Róger Guedes, sendo melhores aproveitados. Porém, o Coringão caiu precocemente no Campeonato Paulista, sendo eliminado para o Ituano nas quartas de final, o que colocou um grande ponto de interrogação no time para o torneio continental.

continua após a publicidade

+ Quais clubes têm mais títulos da Libertadores? Veja o ranking

DATAS, LOCAIS E ONDE ASSISTIR

1ª rodada: Liverpool (URU) x Corinthians, 06/04, às 19h (de Brasília) - Centenário de Montevidéu - Paramount+

2ª rodada: Corinthians x Argentinos Juniors (ARG), 19/04, 21h30 (de Brasília) - Neo Química Arena - Globo, GE e Paramount+

3ª rodada: Corinthians x Independiente del Valle (ECU), 02/05, às 21h (de Brasília) - Neo Química Arena - Paramount+

4ª rodada: Argentinos Juniors (ARG) x Corinthians, 24/05, às 21h30 (de Brasília) - Estádio Diego Armando Maradona - Globo, GE, ESPN e Star+

5ª rodada: Independiente del Valle (ECU) x Corinthians, 08/06, às 19h (de Brasília) - Estádio Banco Guayaquil - Paramount+

6ª rodada: Corinthians x Liverpool (URU), 28/06, às 21h30 (de Brasília) - Neo Química Arena - Globo, GE, ESPN e Star+

Em relação às plataformas pagas, a ESPN está inclusa nos principais pacotes de televisão por assinatura. Já o Star+ tem a assinatura no valor de R$ 32,90 por mês, mas há parcerias com algumas plataformas que fornece descontos ou até mesmo gratuidade durante alguns períodos. Já o Paramount+ custa mensalmente R$ 19,90, mas também pode ser acessado em parceria com outras empresas com descontos ou até mesmo gratuidade.

> Clique aqui e veja os palpites para o duelo

Corinthians campeão Libertadores 2012
Primeiro e único título do Corinthians na Libertadores aconteceu em 2012 (Foto: Daniel Augusto Jr)

ANÁLISE DOS ADVERSÁRIOS

Independiente del Valle (Equador)

Fundação: 1º de março de 
​Estádio: Banco Guayaquil
Títulos nacionais: Um (2021)
Títulos da Libertadores: Nenhum
Quantas vezes disputou a Libertadores: Oito (2014, 2015, 2016, 2017, 2018, 2020, 2021 e 2022)
Melhor campanha na Libertadores: Vice-campeão (2016)
Classificado como: campeão da Copa Sul-Americana de 2022

continua após a publicidade
São Paulo x Independiente del Valle
Del Valle bateu o São Paulo em Córdoba (ARG) e foi campeão sul-americano em 2022 (Foto: Diego Lima/AFP)

Conhecido do torcedor brasileiro, já que venceu a Copa Sul-Americana no ano passado batendo o São Paulo, o Independiente del Valle tenta se encontrar na Libertadores, já que, por exemplo, para ser campeão da Sula em 2022 precisou ser eliminado ainda na primeira fase da Liberta.

Em 2019, quando foi campeão da Sul-Americana pela primeira vez, deixou para trás o Corinthians na semifinal. E nesta temporada venceu a Recopa Sul-Americana batendo o Flamengo, nos pênaltis, em pleno estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro.

+ Confira a tabela da Libertadores e confira datas e horários de todos os jogos

Mas não dá para reclamar que os negrazuris não estão disputando a principal competição entre clubes da América do Sul, já que desde 2014 eles só estiveram de fora na edição de 2019, sendo que em 2016 foram vice-campeões, perdendo para o Atlético Nacional, da Colômbia, na decisão.

Mesmo gerando empolgação aos equatorianos, os Rayos estrearam com derrota na Libertadores. O Independiente visitou o Argentinos Juniors, em Buenos Aires, na última terça-feira (4) e foram derrotados por 1 a 0, o que foi um banho de água fria. De toda forma, isso não dizimou a expectativa no Equador de que o time da Guaiaquil possa ir além da fase de grupos da Liberta em 2023.

- Talvez seja um pouco precipitado, porque a Copa Libertadores reflete um pouco mais de complexidade do que vencer a Copa Sul-Americana. Embora seja verdade, eu enfatizaria que da última vez que ganhou (a Sul-Americana) teve que perder a Copa Libertadores. Ou seja, não é um torneio que sorri muito para o Independiente - destacou o jornalista equatoriano Jean Pierre Villaruel, que acompanha o Del Valle pela rádio Machdeportes FM, em conversa com a equipe do LANCE!

Um aliado para o Independiente del Valle por ser a altitude. A cidade de Guaiaquil fica localizada a 4 mil metros acima do nível do mar.

- A altura também pode ser predominante e você pode tê-la como aliada e assim fazer uma boa Copa Libertadores. Os times equatorianos não estão acostumado, como são os brasileiros, em estar nas semifinais, finais, ganhar títulos etc, então eu acho que para o Independiente del Valle, por todo esse contexto, chegar às quartas, semifinais, vai ser um grande avanço e dará uma impressão de que o processo continua, né?! E talvez no próximo ano um pouco mais de progresso pode ser feito - concluiu Vilarruel.

Time base: Moisés Ramirez; Mateo Carabajak, Richard Schunke e Garcia Basso; Matías Fernández, João Ortíz (Gustavo Cortez), Cristian Pellerano e Lorenzo Faravelli; Junior Sornoza; Lautaro Díaz e Kevin Rodríguez. Técnico: Martin Anselmi. 

Argentinos Juniors - Argentina

Fundação:
15 de agosto de 1904
​Estádio: Diego Armando Maradona
Títulos nacionais: Três (1984, 1985 e 2010)
Títulos da Libertadores: Um (1985)
Quantas vezes disputou a Libertadores: Quatro (1985, 1986, 2011 e 2021)
Melhor campanha na Libertadores: Campeão (1985)
Classificado como: terceiro melhor colocado na tabela geral do Campeonato Argentino em 2022

continua após a publicidade
Fausto Vera - Argentinos Juniors
Argentinos Juniors é o time que revelou Fausto Vera, do Timão (Foto: Reprodução/Instagram Fausto Vera)

Clube que revelou Diego Armando Maradona e que no ano passado liberou Fausto Vera ao Timão, o Argentinos Juniors está longe de ser um clube muito tradicional em seu país - em que pese o título da Libertadores em 1985, na primeira participação da equipe no torneio. Terceiro melhor campanha geral no futebol argentino em 2022, não venceu nem a Copa da Argentina, tampouco a

Treinado pelo ex-zagueiro Gabriel Milito, o time tem também um zagueiro como destaque: Kevin Mac Allister, que, além disso, atua como lateral-direito. Kevin é irmão do meio-campista Alexis Mac Allister, do Brighton, da Inglaterra, e foi campeão mundial com a seleção argentina no fim do ano passado. Assim como o irmão, Alexis é cria do Bicho Colorado.

+ Veja as movimentações do mercado da bola no vaivém do LANCE!

Kevin Mac Allister chegou a ser emprestado ao Boca Juniors em 2019, mas voltou no ano seguinte. Em 2021 assumiu o protagonismo do Argentinos Juniors.

A família Mac Allister tem forte ligação com o clube de La Paternal, já que Carlos, pai de Alexis e Kevin, defendeu a equipe entre 1985 - mas sem fazer parte do elenco campeão continental - e 1992. O lateral-esquerdo também atuou pelo Boca Juniors entre 1993 e 1996 e foi convocado em jogos das Eliminatórias para a Copa do Mundo dos Estados, em 1994, porém ficou fora da lista final do técnico Alfio Basile. Carlos Mac Allister foi também Secretário de Esportes da Argentina durante o governo do ex-presidente Mauricio Macri. Antes, exerceu um mandato de deputado.

Além de Kevin Mac Allister, o Argentinos Juniors também tem o destaque de Federico Redondo, meio-campista de 20 anos que é filho do ex-jogador Fernando Redondo, que disputou a Copa de 1994 pela seleção argentina, além de ter defendido equipes como Real Madrid, da Espanha, e Milan, da Itália. O volante Matias Vera, recém-contratado do Houston Dynamo, dos Estados Unidos, é outro atleta que requer atenção dos corintianos.

O Argentinos Juniors está em ótima fase. Após um início de ano oscilando, a equipe platense vem de seis jogos sem derrotas e estreou na Libertadores vencendo o Independiente del Valle, do Equador, atual campeão da Sul-Americana. O último revés do time argentino foi no dia 27 de fevereiro para o Central Córdoba, pelo campeonato nacional.

- A ideia do Argentinos é sair como primeiro do grupo, fizeram isso em 2021. Obviamente que jogarão contra Corinthians e Del Valle, que são muito fortes, mas a ideia é que, sim, querem fazer isso (sererm líderes do grupo) - disse Alejandro Giordano, repórter da ESPN Argentina, que acompanha o Argentinos Juniors, à reportagem. 

Time base: Federico Lanzillota; Kevin Mac Allister, Marco Di Cesare e Lucas Villalba; Federico Redondo; Javier Cabrera, Fabricio Domínguez (Alan Rodríguez), Francisco Metilli e Santiago Montiel; Gastón Verón (Thiago Nuss) e Gabriel Ávalos. Técnico: Gabriel Milito. 

Liverpool - Uruguai

Fundação:
15 de fevereiro de 1915
​Estádio: Belvedere
Títulos nacionais: Dois (Clausura em 2020 e Apertura em 2022)
Títulos da Libertadores: Nenhum
Quantas vezes disputou a Libertadores: Duas (2011 e 2021)
Melhor campanha na Libertadores: 2023, quando entra diretamente na fase de grupos - nas duas participações anteriores, caiu ainda nas fases preliminares da competição continental
Classificado como: vice-campeão uruguaio em 2022

Fabricio Díaz - Liverpool-URU
Fabricio Díaz é o principal jogador do Liverpool, do Uruguai, atualmente (Foto: Reprodução / Instagram)

Um time de 108 anos de idade, mas que chega à sua primeira participação na Libertadores diretamente na fase de grupos. Nas outras duas vezes que disputou o torneio, em 2011 e 2021, não passou da etapa preliminar. Vem de um processo de reestruturação financeira, onde investiu em estrutura e vira e mexe tem revelado grandes joias. A mais recente, e que está na equipe, é Fabrício Díaz, jogador que chegou a ser monitorado por clubes como Palmeiras e o próprio Corinthians ainda nesta janela de transferências. O Flamengo também já se mostrou de olho no volante. Capitão do Uruguai na última edição do Sul-Americano Sub-20, realizada no início deste ano, Díaz é visto como um dos grandes ativos uruguaios na atualidade.

O Liverpool chega à Libertadores após ser vice-campeão nacional. Nesta temporada, faz uma campanha regular e, após nove jogos do campeonato uruguaio, é somente o oitavo colocado. No entanto, há menos de 15 dias venceu o tradicional Peñarol. E no início do ano bateu o Nacional e se sagrou campeão da supercopa uruguaia.

- O time chega feliz por ser a primeira vez que jogará a fase de grupos da Libertadores, mas, pelo menos pessoalmente, com muita preocupação, porque, honestamente, não estamos em um bom nível esportivo de dizer para ficarmos calmos. Espero que seja muito difícil - disse Fiorella Pose, que acompanha o Liverpool pela Negriazul Play, veículo segmentado do clube uruguaio, em contato com o L!.

Time base: Sebastián Lentinelly; Federico Pereira, Gastón Martirena, Gonzalo Pérez, Lucas Lemos e Miguel Samudio; Alan Medina, Marcelo Meli e Gonzalo Napoli; Rodrigo Rivero e Maicol Cabrera. Técnico: Jorge Bava. 

E O CORINTHIANS?

O início de ano do Corinthians não foi bom. Embora tenha tido algumas boas atuações na primeira fase do Campeonato Paulista, o clube alvinegro decepcionou ao ser eliminado ainda nas quartas de final pelo Ituano, após empate em casa, seguido de derrota na disputa por pênaltis.

Com a desclassificação no Estadual, o técnico Fernando Lázaro teve pouco menos de um mês para trabalhar a equipe para a estreia da Libertadores. O treinador também ganhou um reforço: Chrystian Barletta, destaque do Paulistão pelo São Bernardo.

Ainda assim, o clube ainda é uma incógnita para a principal competição entre clubes da América do Sul. A expectativa é inferior à criada no ano passado, com Vítor Pereira, hoje no Flamengo, no comando e nomes como Willian no elenco.

Neste ano, a dependência do meia Renato Augusto é algo temido no clube, que mapeou no mercado um substituto para o atleta, mas não encontrou alguém que correspondesse às necessidades técnicas e se enquadrassem no padrão financeiro da instituição.

Boca Juniors x Corinthians
Em 2022, o Timão chegou até as quartas de final da Libertadores, após bater o Boca, na Argentina, nas oitavas (Foto: Rodrigo Coca/Ag.Corinthians)

- A experiência do time titular com a falta de opções no banco de reservas mostra que o elenco do Corinthians foi montado pensando em competições mata-mata, e não em pontos corridos. O Timão tem atletas em seu auge técnico e desde a temporada passada vem batendo na trave por um título. A equipe não entra na Libertadores como favorita, mas pode surpreender caso Lázaro evolua como treinador ao longo da temporada. Acredito que a equipe chegará pelo menos na semifinal.- Rafael Marson, setorista do Corinthians pelo LANCE!

- Não acredito que o Corinthians vá muito longe nesta Libertadores. A equipe tem muitas deficiências, principalmente com uma defesa praticamente composta por atletas mais velhos e um elenco limitado. No seu grupo, o time tem boas chances de classificação, até como primeiro colocado, porém os principais adversários estão longe de serem bobos e, assim, o Coringão precisará ficar ligado e não perder o foco nesses confrontos. Vejo Independiente del Valle e Argentinos Juniors com nível técnico somente um pouco inferior ao Timão. A única chance do Time do Povo ir longe é caso o técnico Fernando Lázaro encontre um modelo que se encaixe no decorrer da competição. Muito possivelmente ele terá a fase atual para fazer isso. Acho que o treinador corintiano tem capacidade e entendimento de futebol para isso, mas não acredito que ele tenha material humano para aplicar mudanças muito impactantes no ponto de vista técnico - Fábio Lázaro, setorista do Corinthians pelo LANCE!.

- O Corinthians entra na Libertadores 2023 como uma incógnita. O trabalho de Fernando Lázaro ainda está muito no começo, e o Timão não empolgou neste início de ano, sendo eliminado antes das finais do Paulistão. O elenco é bom, mas abaixo dos grandes favoritos da competição continental. A chave do Timão não é complicada, mas Argentinos Juniors e Independiente del Valle podem dar trabalho ao alvinegro paulista se o time não entrar realmente mostrando a que veio. Na atual conjuntura, não vejo o Corinthians pronto para ir além de uma fase de quartas de final - Márcio Monteiro, editor do LANCE!.

.
'Renatodependência' pode fazer bem e mal ao Timão na mesma proporção na Liberta (Foto: IMAGO / Fotoarena)

QUEM TAMBÉM MANJA DE CORINTHIANS

O LANCE! também conversou com outros jornalistas que acompanham o Timão e fizeram as suas projeções para o Time do Povo na Liberta. 

- Eu acho que o Corinthians vai ter muita dificuldade na Libertadores, principalmente porque não consegue ganhar fora de casa e também pela questão do elenco. Eu acho que o time do Corinthians, no 11 contra 11, pode ser muito competitivo, mas com o elenco tem muitas dificuldades. Acho que se classifica na fase de grupos sem dificuldades. O Corinthians vai pegar o Liverpool, do Uruguai, fora de casa, mas é um time que vai ser saco de pancadas, tem tudo para conseguir a vitória no primeiro jogo, e depois a tabela facilita, porque o Corinthians tem dois jogos em casa e , se precisar, se acabar se complicando, vai ter o último jogo, contra o Liverpool, na Neo Química Arena. Está bem tranquilo para o Corinthians se classificar na fase de grupos. O Independiente del Valle, é, ao lado do Corinthians, o time mais forte do grupo. Mas o Corinthians tem capacidade, inclusive, para ser o primeiro do grupo. O problema vai ser na sequência, quem o Corinthians vai enfrentar, e acho que vai ter muita dificuldades no mata-mata, justamente por não ganhar fora de casa e pelas carências do elenco em posições importantes, principalmente porque não tem um jogador para substituir o Renato Augusto. O Corinthians vive da ‘Renato Augusto dependência’ - Carlos Cereto, jornalista, Canal do Cereto. 

- O Corinthians entra nesta Libertadores com uma variedade de opções maior no elenco. Embora tenha seu principal meio-campista recém recuperado de lesão, tem uma ideia de time mais sólida. Isso pode ajudar o time a ter uma estreia sem os sobressaltos que teve contra o Always Ready. Sobre o nível do grupo, é semelhante ao do ano passado, pois tem um grande concorrente (Del Valle), que une qualidade técnica e experiência recente em competições internacionais, e um time que gerará incógnita (Argentinos Juniors). Acessível, mas digno de muita atenção - Yuri Queiroga, setorista do Corinthians na Band News FM.

- Para mim, onde o Corinthians vai chegar depende muito do Fernando Lázaro. Não é só da diretoria e do elenco. O Corinthians chega para a competição com uma maneira de jogar indefinida e vai depender muito do trabalho que ele fez nos últimos dias, se houve mudança, evolução. Onde o Corinthians vai chegar, para mim, vai depender muito do Lázaro. Da ousadia dele, para colocar o Pedrinho para jogar, já ser a primeira substituição, já poderia ser titular. O Fausto Vera ser titular. Tem que ter coragem e tirar os jogadores mais veteranos do time, fazer menos política com os jogadores mais experientes, como foi nas quartas de final (do Paulistão), contra o Ituano, a escolha não era o Paulinho, que não sabe jogar aberto pelo lado esquerdo. Ali foi mais uma política de um treinador que é jovem, normal, e que não tem autoridade. Não dá para dizer onde vai chegar, ninguém sabe, ainda mais em uma competição de mata-mata, mas vai depender muito do trabalho dele, tanto tácito, quanto de gestão - Samir Carvalho, jornalista, canal Café do Setorista e colunista no UOL Esporte. 

- Apesar da eliminação vergonhosa para o Ituano, o Corinthians de Fernando Lázaro deu mostras de bom futebol no Paulistão. Com o tempo que teve pra trabalhar e elenco mais maduro que em 2022, espero uma campanha do mesmo nível ou até melhor. Para isso, vale frisas, precisa melhorar muito seu desempenho como visitante - Andrew Souza, jornalista, canal Salve Drew. 

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias