Ultrapassado? Preparador físico do Corinthians justifica uso da caixa de areia nos treinos: ‘Eficiente para várias situações’
Daniel Félix, preparador físico do Timão, explica os pontos positivos do trabalho na caixa de areia
- Matéria
- Mais Notícias
Com a chegada de Vanderlei Luxemburgo ao Corinthians, a caixa de areia nos treinamentos voltou à tona e os jogadores foram submetidos a trabalhos físicos no equipamento nesta terça-feira (13), na reapresentação após o empate com o Cuiabá.
Relacionadas
+ Ruan Oliveira entra no segundo tempo e evita derrota do Corinthians contra o Cuiabá; veja notas
Nos últimos anos, o uso da caixa de areia passou de revolucionário a obsoleto, e Luxemburgo e sua comissão técnica são adeptos desta metodologia de trabalho. Daniel Félix, preparador físico corintiano, explicou o uso do equipamento e tentou desmistificar os preconceitos envolvendo a caixa de areia.
- Entendemos a areia como um dos pontos do nosso programa de força e condicionamento para o atleta de futebol. É um meio eficiente para várias situações, desenvolvimento do sistema energético, para sobrecarregar alguns movimentos que não conseguimos no campo. A areia está dentro de um programa que começa dentro da sala, com o desenvolvimento da força de base e potência. A areia é um dos fatores que agregamos ao programa - iniciou Daniel Félix.
- Em algum tempo a areia foi erroneamente marginalizada. As pessoas esperam da areia algo que ela nunca vai te dar, que é o potencial de estimular o ciclo de alongamento e encurtamento. É um treino que sempre foi eficiente, entra com volume baixo mas intensidade alta. Isso, em pequenas doses na temporada, vai ajudar os atletas a performarem em alta intensidade - ponderou.
A primeira atividade do Timão durante a pausa para a Data Fifa foi visando a parte física dos jogadores, e Daniel Félix explicou a ideia por começar com trabalhos de força e depois trabalhar a parte tática.
+ Timão se afasta do Z4? Veja tabela e os próximos jogos do Brasileirão
- A ideia era a gente retomar os trabalhos de uma maneira progressiva, enfatizando algumas valências que achamos importante, principalmente para sustentar com intensidade a sequência de jogos que vem pela frente. Revisitar algumas situações que precisamos de uma maneira pontual. Objetivamos, neste primeiro dia, enfatizar a resistência e um pouco o trabalho de força na caixa de areia - finalizou Daniel Félix.
Com nove pontos, o Corinthians é o primeiro time fora da zona do rebaixamento e enfrenta o Santos pela 11ª rodada do Brasileirão na quarta-feira (21), às 20h, na Vila Belmiro.
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias