A Arena Independência recebe, nesta segunda-feira, 13 de fevereiro, o jogo entre Cruzeiro x Atlético-MG pelo Campeonato Mineiro. A partida terá mando de campo da equipe celeste, que volta a utilizar o estádio para um clássico após 11 anos.
O último superclássico mineiro nessas condições aconteceu em agosto de 2012. Naquela oportunidade, Raposa e Galo empataram por 2 a 2, pelo Campeonato Brasileiro. Depois disso, com a reinauguração do Mineirão, o time estrelado optou por mandar os clássicos nos quais era o mandante no Gigante da Pampulha.
+ Novidade no ar! Acompanhe as últimas negociações de Cruzeiro e Atlético-MG no mercado da bola
Acontece que, em 2023, após as discordâncias entre a concessionária que administra o Mineirão e a diretoria celeste, liderada por Ronaldo Fenômeno, o executivo decidiu por romper o contrato com o estádio. Com isso, a Arena Independência será a casa do Cruzeiro para a temporada.
RETROSPECTO NO HORTO
O histórico recente em clássicos no estádio não é muito favorável ao Cruzeiro. Desde a sua reinauguração, em 2012, o Independência recebeu 20 partidas entre Raposa e Galo. Foram apenas quatro vitórias celestes contra 11 alvinegras, além de cinco empates.
Inclusive, nesse período, o maior clássico mineiro, foi marcado por um jejum de vitórias do Cruzeiro no Independência. Entre 2012 e 2015, o estádio no Horto recebeu nove confrontos sem vitórias azuis.