Conselho gestor do Cruzeiro divulga balanço de 30 dias de trabalho com ações realizadas até o momento
Entre as principais realizações, estão a quitação de salários de funcionários administrativos e a atualização da dívida com o Mineirão para chegar a um acordo
O Conselho Gestor do Cruzeiro completou na última quinta-feira, 23 de janeiro, um mês à frente da gestão do clube. O grupo de empresários, que tem a responsabilidade de conduzir as ações do clube neste processo de recuperação de curto prazo da Raposa, , divulgou um balanço de todas as atividades que foram feitas neste período, visando a reestruturação da instituição.
Desde o final de dezembro, foram reuniões diárias e muitas horas de trabalho para o levantamento de dados e a busca por soluções de curto, médio e longo prazo. Entre as ações já implementadas está o lançamento do Sócio Reconstrução, contando com o apoio do torcedor neste momento complicado pelo qual passa o Cruzeiro. Em outras frentes estão a renegociação com atletas, credores e fornecedores, a tentativa de enxugamento da folha salarial, com demissões e rescisões de contrato em todas as áreas, e várias medidas para diminuir gastos, como a desativação de andares na Sede Administrativa e outras ações que estão em andamento.
Para resgatar e restaurar a credibilidade, o atual núcleo gestor também tem feito uma revisão em todos os contratos de parceiros e patrocinadores com a instituição, para identificar possíveis melhorias e fortalecer os acordos comerciais com o time celeste.
Uma outra vertente, importantíssima, é o objetivo do clube em reaver recursos que podem ter sido desviados, e, para isso, além de ações administrativas, os dirigentes também estão apoiando e oferecendo todo o apoio à Polícia Civil e Ministério Público nas investigações.
Principais Ações - 30 dias do Núcleo Dirigente Transitório:
- Renegociação com a maior parte dos atletas e comissão técnica do futebol profissional;
- Renegociação com credores e fornecedores;
- Lançamento do Sócio Reconstrução, com mais de 40.000 adesões até o momento;
- Entrada de novos parceiros e patrocinadores;
- Revisão da política de distribuição de ingressos e cortesias
- Colocação em dia da folha administrativa, com pagamento do FGTS, segunda parcela do 13º e férias;
- Desativação de três andares da Sede Administrativa, diminuindo gastos com energia e manutenção;
- Demissão de 110 funcionários, além da rescisão de contrato com dezenas de prestadores de serviço. Processo ainda em andamento, e a economia estimada é de mais de 25 milhões/ano;
- Análise de todos os contratos de aquisição de jogadores e as respectivas negociações com agentes;
- Contato intenso com as autoridades policiais e Ministério Público para acompanhar as investigações sobre as irregularidades;
Em andamento:
- Reformulação do programa Sócio Cinco Estrelas;
- Lançamento do Portal de Transparência;
- Renegociação com a Minas Arena sobre débito de 26 milhões e novo contrato;
- Revisão e melhoria de contratos de patrocínios;
- Realinhamento do contrato com a Adidas e novo relacionamento com empresa;
- Estudo do melhor modelo contábil para recuperação e quitação de dívidas;
- Transferência do futebol feminino para a Toca 1, para diminuição de custos;
- Reestruturação da área de TI, que foi terceirizada pela administração anterior;
- Venda de todos os veículos que eram usados pela presidência e diretoria;
- Estudo de um melhor aproveitamento dos imóveis, para redução de custos e gerar rentabilidade.