Contratação, transferências e baixas: o Cruzeiro na parada da Copa
De olho no retorno do Brasileirão, Raposa tenta recuperar jogadores lesionados, acerta com atacante e empresta atletas do elenco. Confira o que aconteceu no clube celeste
A pausa para a Copa do Mundo serviu para o Cruzeiro trabalhar na recuperação de seus atletas, que vinham sofrendo com desgaste físico e lesões. Com direito a 10 dias de folga, entre 14 e 24 de junho, o elenco cruzeirense pôde combater o cansaço muscular. O departamento médico do clube mineiro esteve movimentado durante o período de parada do Brasileirão.
Além de Fred e David, os atacantes Sassá e Raniel iniciaram tratamento para contusões. Sassá passou por uma cirurgia no joelho esquerdo e só voltará a campo em três meses. Raniel, com um edema na coxa esquerda começou a se recuperar, iniciando a transição para o trabalho com bola. Sem esses jogadores, a Raposa viveu uma escassez em seu ataque.
A diretoria do clube saiu em busca de outra peça no mercado para suprir a ausência dos atacantes. A única contratação do Cruzeiro durante a Copa do Mundo foi Hernán Barcos. O argentino deixou a LDU, do Chile, para reforçar a Raposa. Com a missão de fazer gols, o atleta espera a publicação de seu nome no BID (Boletim Informativo Diário) da CBF para poder atuar no Campeonato Brasileiro, na Copa do Brasil e na Taça Libertadores. Além do acerto com Hernán Barcos, o Cruzeiro conseguiu renovar o contrato de empréstimo do volante Lucas Silva, junto ao Real Madrid, por um ano.
A Raposa tem buscado outros jogadores no mercado, mas tem encontrado dificuldades para achar nomes que se adequem ao perfil almejado e também ao momento econômico do clube. A diretoria tenta fazer parcerias com investidores com o objetivo de viabilizar possíveis contratações.
O Cruzeiro perdeu alguns atletas na janela de transferência. O zagueiro Arthur foi emprestado ao Nacional da Ilha da Madeira, equipe da primeira divisão de Portugal, por três temporadas. O defensor ficará até o meio de 2021 em solo português, mas seu contrato com o time mineiro só terá fim em 2023. O lateral esquerdo Victor Luiz também se despediu da equipe celeste. O jogador de 20 anos assinou com o Londrina até o fim da Série B. Outro que também deixou o Cruzeiro foi o zagueiro Digão, pouco aproveitado pelo técnico Mano Menezes. O atleta de 30 anos foi negociado com o Fluminense e vai permanecer nas Laranjeiras até o final de 2018. O lateral direito Vitinho também está na lista de baixas, já que foi negociado com o Cercle Brugge, time da Bélgica.
Há outros dois atletas da Raposa que podem sair da equipe: o zagueiro Murilo e o lateral Ezequiel. O defensor está na mira do futebol português e o camisa 2 recebeu sondagens de Bahia e Atlético-PR, mas, até o momento, não houve acordo.
Para dar ritmo de jogo ao elenco, Mano Menezes comandou a equipe em três amistosos. Os resultados, no entanto, não foram muito satisfatórios: dois empates e uma derrota. Contra o Corinthians, a Raposa perdeu por 2 a 0, no Mineirão, e empatou em 2 a 2, em Itaquera. No jogo-treino com o Coimbra, em Belo Horizonte, o placar ficou em 1 a 1.
O Cruzeiro terá que dividir as atenções entre a Copa do Brasil, a Libertadores e o Campeonato Brasileiro. Serão 18 jogos em 60 dias, a maratona de compromissos tem média de um duelo a cada três dias e meio.
O PERÍODO DO CRUZEIRO EM TÓPICOS
- Descanso: O elenco teve 10 dias de folga
- Reapresentação: O time voltou a treinar no dia 25 de junho, na Toca da Raposa II
- Jogos: O Cruzeiro realizou dois amistosos contra o Corinthians. O primeiro, no dia 4 de julho, a Raposa perdeu por 2 a 0, no Mineirão. A outra partida, no dia 11 de julho, aconteceu na Arena Corinthians e o time celeste empatou em 2 a 2. A equipe comandada por Mano Menezes também fez um jogo-treino contra o Coimbra, empatando em 1 a 1, no Mineirão.
- Quem chegou: Hernán Barcos, atacante que estava defendendo a LDU, do Chile.
- Outros alvos: Deyverson (Atacante, Palmeiras)
- Quem saiu: Digão (Zagueiro, Fluminense), Arthur (Zagueiro, Nacional-POR), Victor Luiz (Lateral-esquerdo, Londrina), Vitinho (Lateral-direito, Brugge - BEL)
- Quem pode sair: Ezequiel (Lateral-direito, Bahia), Murilo (Zagueiro, futebol português)
AGENDA EM JULHO
16/7, às 20h - Cruzeiro x Atlético-PR (Mineirão) - Copa do Brasil
19/7, às 19h30 - Cruzeiro x América-MG (Mineirão) - Brasileirão
22/7, às 19h - Cruzeiro x Atlético-PR (Mineirão) - Brasileirão
25/7, às 21h45 - Corinthians x Cruzeiro (Arena Corinthians) - Brasileirão
29/7, às 16h - Cruzeiro x São Paulo (Mineirão) - Brasileirão
TIME-BASE PARA A SEQUÊNCIA DA TEMPORADA
Fábio (1) ; Edílson (22), Léo (3), Dedé (26), Egídio (6); Henrique (8), Lucas Silva (16); Robinho (19), Thiago Neves (3), Rafinha (18); Rafael Sobis (7).