Para impulsionar canais digitais, Cruzeiro vai transimitir treino ao vivo na Toca da Raposa II
O ciube está tentando monetizar suas contas nas redes sociais e gerar novas receitas
O Cruzeiro já havia dito que pretende monetizar seus canais nas redes sociais, criando uma nova fonte de receitas para o clube. E, o primeiro passo da Raposa será dado nesta sexta-feira, 3 de julho. O presidente Sérgio Santos Rodrigues, anunciou que haverá a transmissão do treino na Toca da Raposa II do time profissional.
Sérgio fez o anúncio no Twitter e interagiu com um torcedor que prometeu dar R$ 100 se uma live da atividade fosse realizada. Rodrigues respondeu prontamente e ainda brincou que o torcedor terá de “abrir a carteira”.
-Matheus, boa noite! Gentileza preparar a carteira pra essa sexta de manhã. Vou te cobrar ao vivo. Um abraço!- escreveu Sérgio, que teve resposta do torcedor rapidamente.
-Aí sim, juntos ajudaremos o clube!-postou o torcedor. Durante lives, as pessoas podem doar valores em dinheiro. As quantias variam mas houve quem prometesse R$ 10, R$ 30 e R$ 61.
Além da atividade na Toca da Raposa, a sexta-feira deve trazer mais detalhes sobre a “Operação FIFA”, que será uma contribuição do torcedor para ajudar o clube a pagar débitos na entidade máxima do futebol.
Ações para monetização
O Cruzeiro busca uma nova utilização da força que possui nas redes sociais para incrementar a oferta de conteúdo e gerar novas fontes de receitas para o clube. Por isso, a Raposa abriu negociações com o Youtube, plataforma de vídeos na internet mais popular do mundo, e parceiros, para transmitir jogos históricos no canal oficial do clube no site.
O superintendente de relações institucionais do clube, Léo Portela, postou em seu Twitter que há um trabalho focado em viabilizar esse tipo de negócio.
-Já está nos planos(transmitir jogos pelo Youtube), estamos em negociação- disse Léo Portela em resposta a um torcedor que fez o questionamento na rede social.
A nova direção da Raposa já indicava ainda na campanha que poderia buscar novas fontes de receitas para o clube utilizando seus robustos números no Twitter, Facebook, instagram e Youtube. Por coincidência, a rede de vídeos é o local que a Raposa tem menos seguidores, pouco mais de 270 mil inscritos.
-O engajamento é fundamental(nas redes sociais). Isso para nós é muito bom. É isso que permite que daqui a pouco os parceiros estejam cada vez mais ao nosso lado. Esse é o futuro. É a produção de conteúdo do Cruzeiro e a distribuição de conteúdo do Cruzeiro através de suas próprias redes- disse o presidente Sérgio Rodrigues em live no canal oficial do clube, na última quinta-feira.
O acesso ao arquivo de jogos históricos também passa por um acordo com a TV Globo, que detém a maioria dos direitos de transmissão em que a Raposa está envolvida. A emissora e seus braços esportivos, como o canal de TV a Cabo SporTV, tem feito várias transmissões de partidas históricas do time mineiro, e de várias outras equipes brasileiras em seus momentos vitoriosos.