Ronaldo pode aprender com erros do Valladolid para não repetir no Cruzeiro na sua gestão
O Fenômeno viu seus dois clubes conseguirem o acesso às elites no Brasil e na Espanha
Ronaldo é um dos grandes nomes do futebol mundial. E, após a aposentadoria, decidiu ser mais que um simples Cartola: ele é o chefe. O ex-atleta é proprietário do Cruzeiro e do Valladolid. Na Raposa o primeiro ano foi fenomenal, com acesso antecipado e um time que encantou na Série B. No entanto, ele não quer repetir os erros que teve na Espanha.
O dirigente comprou o Valladolid em 2018. Nas duas primeiras temporadas, apesar dos problemas, a equipe conseguiu se manter na elite do futebol. Todavia, na temporada 20/21 a agremiação caiu para segunda divisão.
Curiosamente isso permitiu um duplo acesso a Ronaldo em 2022. Primeiro foi o clube espanhol que conseguiu subir paga a divisão de elite do futebol espanhol. Pouco tempo depois foi a vez do Cruzeiro.
E isso não é apenas uma coincidência. As equipes tem filosofias de trabalho parecidas, desde a ideia de contratações até o estilo de jogo.
Em Belo Horizonte, porém, o desafio de Ronaldo é gigante. O ex-atleta tem um clube afundado em dívidas, cerca de R$ 1 bilhão, e precisa se manter na primeira divisão para ter o mínimo de lucro. Além disso, a torcida celeste, acostumada com grandes títulos, é exigente.
Após a confirmação do acesso, depois de vencer o Vasco, por 3 a 0, no Mineirão, Ronaldo garantiu um time competitivo em 2023.
- O ano que vem será importantíssimo. Nós temos que ficar na Série A para melhorar as nossas finanças. Vai ser nosso objetivo. Com certeza vamos montar um time competitivo para o ano que vem - finalizou.