Editorial: Um minuto para não falar de esporte
Como alguém pode querer dizer aos brasileiros o que cada um pode assistir, ler ou expressar? Leia opinião do LANCE!
O LANCE! faz uma breve pausa e não tratará agora de esporte, mas de algo fundamental para a sociedade: LIBERDADE. Há exatos 37 anos, o regime autoritário fechava as portas e começava a nascer um novo Brasil, sem amarras e em busca de um caminho.
Os três primeiros anos democráticos foram difíceis e complexos, mas foram de evolução. Chegamos à Constituinte, que definiu bem o papel dos cidadãos e do estado brasileiro (que definiu limites entre Estado e cidadão); a Constituição virou uma barreira em defesa da liberdade. Nunca, em toda a história do Brasil, vivemos um período tão amplo de liberdade. As garantias democráticas foram calcadas na capacidade individual de cada brasileiro de garantir seu espaço. Cometemos erros e acertos, mas avançamos.
Somos um país de cidadãos que não aceitamos abrir mão de nosso
próprio caminho e nos últimos anos, por imposição da realidade, estamos cada vez menos dependentes do estado na construção da sustentabilidade de cada família.
O espírito empreendedor e livre do Brasil é que trouxe desenvolvimento e conquistas importantes para a sociedade. Este espírito é que nos garante não estarmos na situação de vizinhos com sérios problemas de liberdade. Não dá para abrir mão. Não abriremos mão, mesmo diante da ameaça que hoje começamos a enfrentar e que vem de onde menos esperávamos: da autoridade eleitoral, aquela mesma autoridade que deve garantir igualdade de
condições, deve garantir liberdade de opinião e de debate. Afinal, o que é uma eleição além de um grande debate de ideias? É inadmissível o que está acontecendo.
A censura contra a Jovem Pan, a restrição ao UOL, outros veículos, proibição de influenciadores, as ameaças de prisão, de punições não combinam com o ambiente eleitoral e nem com um Brasil moderno. Como alguém pode querer dizer aos brasileiros o que cada um pode assistir, ler ou expressar? Censura não! O LANCE! se posiciona contra qualquer tipo de censura e conclama todos que trabalham com opinião a se unirem em defesa da liberdade.