Por que o game FIFA mudou de nome? Como ele se chama agora?
É a primeira vez desde 1993 que o jogo de grande sucesso da Eletronic Arts não se chamará 'FIFA'
- Matéria
- Mais Notícias
No ano passado, a EA anunciou a mudança do nome do seu jogo de futebol após quase 30 anos. O tradicional simulador para consoles e computadores, lançado pela primeira vez em 1993, não chamará mais FIFA e passará a ser conhecido como EA Sports FC.
As conversas para mudança de nome do game já aconteciam desde 2021. Em nota divulgada na época, a empresa afirmou que daria início a uma nova era, como mudanças que vão além do nome, reforçou que essa substituição não impactará seus acordos com atletas, ligas, equipes e federações, como a Conmebol, LaLiga EA Sports, BundesLiga, Premier League, entre outras.
A EA pagava para a FIFA cerca de 100 milhões de dólares por ano pelo licenciamento, o que pode explicar a decisão da desenvolvedora. Além do uso do nome, o gigante de games também pode produzir conteúdo de jogos da Copa do Mundo e ser parceiro da entidade na organização de campeonatos de eSports, como o FIFAe World Cup.
+Olho no Brasileirão! Assine o Prime Video e acompanhe todos os jogos do seu time do coração!
A desenvolvedora seguiu o mesmo caminho do seu principal rival no segmento, o eFootball, antigo PES (Pro Evolution Soccer). Além da alteração do nome, o game da Konami alterou seu modelo de venda, que agora oferta o conteúdo básico do jogo gratuitamente, com o acesso cruzado (crossplay) entre todas as plataformas.
De 1993 a 2022, somados 29 anos, FIFA e EA obtiveram uma parceria de sucesso, estando sempre no top-3 em vendas entre consoles e plataformas de jogos. Batendo o recorde de R$ 10 milhões no seu lançamento, o 'FIFA 23' foi um dos jogos mais vendidos da história da desenvolvedora, e, também, um dos games mais jogados da era moderna. Dessa forma, o faturamento foi de 1,6 bilhão de dólares. De acordo com a própria Eletronic Arts, esse aumento expressivo se deve à subida no número de jogadores registrados, que ultrapassou os 650 milhões após as estreias de Need For Speed Unbound e NHL 23.
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias