Abel volta ao Fla com ‘caminho paralelo’ à evolução do Ninho
Primeira passagem do treinador pelo Rubro-Negro foi em 2004, ano em que o CT foi inaugurado. Mais de um década depois, técnico compara local a estrutura de time inglês
- Matéria
- Mais Notícias
O técnico Abel Braga está de volta ao Flamengo após 15 anos. Apresentado na última quarta-feira, o treinador se disse 'maravilhado' com a estrutura apresentada no CT Ninho do Urubu, lembrando que, em 2004, os treinamentos eram realizados no 'CT emprestado pelo Zico', nas palavras do treinador, referindo-se ao CFZ. Por coincidência, foi justamente em 2004 que o local foi inaugurado para, uma década e meia depois, ser uma das referências do país.
Dentro de campo, o time rubro-negro conquistou o Campeonato Carioca, tendo grandes atuações de Felipe, e chegou à final da Copa do Brasil. Mas, o destaque da temporada, talvez, tenha sido fora de campo.
O então presidente Marcio Braga, que estava à frente do clube pela quarta vez, lançou a campanha "Eu amo Fla" - que começou com doação de torcedores e passou à comercialização de pulseiras e camisas -, e reverteu a renda para a construção do CT - o terrenos havia sido comprado em 1984, no início da gestão de George Helal, que dá nome ao local. Em 15 de novembro de 2004, aniversário de 109 anos do Flamengo, o Ninho do Urubu, com dois campos, era parcialmente inaugurado em Vargem Grande, Zona Oeste do Rio de Janeiro.
Quatro anos depois, nova campanha junto à torcida: "Camisa 12", que também teve valores voltados à construção do CT. Desta vez, apostando na venda de camisas.
Relacionadas
Em 2010, durante a gestão Patricia Amorim e com Vanderlei Luxemburgo como técnico, há a decisão de que o futebol do Flamengo passaria a ter o Ninho do Urubu como casa. Patricia, então, inicia um nova campanha em prol do CT, a dos tijolinhos.
Com a organização econômica do clube, a partir de 2013, com a chegada da chapa encabeçada por Eduardo Bandeira de Mello, o Rubro-Negro passa a fazer melhorias no local. Em dezembro de 2018, foi inaugurado o novo módulo do futebol profissional, passando o antigo a ser utilizado pelas categorias de base.
Atualmente, são cinco campos à disposição, fora as estruturas de academia e departamento médico.
- Eu, particularmente, não tinha entrado aqui. Estou maravilhado. Naquela época, usávamos um CT emprestado pelo Zico. É o tal do negócio do clube diferente, do status que alcançou e onde chegou. Nada disso aqui caiu de paraquedas. Foram pessoas que pensaram da maneira correta e obstáculos foram superados. Ainda vou conhecer lá dentro, mas acho que ganha do Chelsea - disse Abel, na apresentação.
A primeira passagem de Abel Braga pelo Flamengo se encerrou em julho de 2004, quando a equipe ocupava a lanterna do Campeonato Brasileiro e sofria muita pressão.
Durante a entrevista coletiva, Abel fez questão de ressaltar, inúmeras vezes, sobre o status que o Flamengo alcançou nos últimos anos. Agora, há um casamento de um treinador mais vitorioso com um clube mais estruturado. A torcida espera que a fome de Abel por títulos possa ser saciada.
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias