menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!
logo lance!

Acesse sua conta para ter acesso a conteúdos exclusivos e personalizados!

Abel volta ao Fla com ‘caminho paralelo’ à evolução do Ninho

Primeira passagem do treinador pelo Rubro-Negro foi em 2004, ano em que o CT foi inaugurado. Mais de um década depois, técnico compara local a estrutura de time inglês

Abel Braga visita novo módulo do futebol profissional do Ninho do Urubu
imagem cameraAbel Braga visita novo módulo do futebol profissional do Ninho do Urubu (Alexandre Vidal / Flamengo)
Avatar
Lance!
Rio de Janeiro (RJ)
Dia 02/01/2019
22:51
Atualizado em 03/01/2019
14:28

  • Matéria
  • Mais Notícias

O técnico Abel Braga está de volta ao Flamengo após 15 anos. Apresentado na última quarta-feira, o treinador se disse 'maravilhado' com a estrutura apresentada no CT Ninho do Urubu, lembrando que, em 2004, os treinamentos eram realizados no 'CT emprestado pelo Zico', nas palavras do treinador, referindo-se ao CFZ. Por coincidência, foi justamente em 2004 que o local foi inaugurado para, uma década e meia depois, ser uma das referências do país.

Dentro de campo, o time rubro-negro conquistou o Campeonato Carioca, tendo grandes atuações de Felipe, e chegou à final da Copa do Brasil. Mas, o destaque da temporada, talvez, tenha sido fora de campo.

O então presidente Marcio Braga, que estava à frente do clube pela quarta vez, lançou a campanha "Eu amo Fla" - que começou com doação de torcedores e passou à comercialização de pulseiras e camisas -, e reverteu a renda para a construção do CT - o terrenos havia sido comprado em 1984, no início da gestão de George Helal, que dá nome ao local. Em 15 de novembro de 2004, aniversário de 109 anos do Flamengo, o Ninho do Urubu, com dois campos, era parcialmente inaugurado em Vargem Grande, Zona Oeste do Rio de Janeiro.

Quatro anos depois, nova campanha junto à torcida: "Camisa 12", que também teve valores voltados à construção do CT. Desta vez, apostando na venda de camisas.

Em 2010, durante a gestão Patricia Amorim e com Vanderlei Luxemburgo como técnico, há a decisão de que o futebol do Flamengo passaria a ter o Ninho do Urubu como casa. Patricia, então, inicia um nova campanha em prol do CT, a dos tijolinhos.

Com a organização econômica do clube, a partir de 2013, com a chegada da chapa encabeçada por Eduardo Bandeira de Mello, o Rubro-Negro passa a fazer melhorias no local. Em dezembro de 2018, foi inaugurado o novo módulo do futebol profissional, passando o antigo a ser utilizado pelas categorias de base.

Atualmente, são cinco campos à disposição, fora as estruturas de academia e departamento médico.

- Eu, particularmente, não tinha entrado aqui. Estou maravilhado. Naquela época, usávamos um CT emprestado pelo Zico. É o tal do negócio do clube diferente, do status que alcançou e onde chegou. Nada disso aqui caiu de paraquedas. Foram pessoas que pensaram da maneira correta e obstáculos foram superados. Ainda vou conhecer lá dentro, mas acho que ganha do Chelsea - disse Abel, na apresentação.

A primeira passagem de Abel Braga pelo Flamengo se encerrou em julho de 2004, quando a equipe ocupava a lanterna do Campeonato Brasileiro e sofria muita pressão.

Durante a entrevista coletiva, Abel fez questão de ressaltar, inúmeras vezes, sobre o status que o Flamengo alcançou nos últimos anos. Agora, há um casamento de um treinador mais vitorioso com um clube mais estruturado. A torcida espera que a fome de Abel por títulos possa ser saciada.

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias