Presidente do Flamengo fala sobre Primeira Liga, Maracanã e reforços: ‘Sempre antenados’
Eduardo Bandeira de Mello conversou com a reportagem do LANCE! em São Paulo
O presidente do Flamengo, Eduardo Bandeira de Mello, conversou com a reportagem do LANCE! em São Paulo, durante o evento "Movimento por um futebol melhor". O mandatário rubro-negro falou abertamente sobre vários assuntos, como interesse na gestão do Maracanã, busca por reforços e mais. Confira abaixo a entrevista em tópicos.
O Flamengo vai buscar reforços para 2017?
- Estamos sempre antenados no mercado para fazer o melhor elenco possível. Estamos satisfeitos com atual elenco, mas é natural, acontece com todos os clubes em todos os anos. Nós temos que trabalhar com a dinâmica do mercado e trazer reforços pontuais.
Assumir a gestão do Maracanã é uma missão difícil?
- Se depender de nós, não. Se depender do Flamengo, a gente tem uma excelente solução pro Maracanã ser um estádio rentável, atrativo, do ponto de vista técnico e financeiro. Eu garanto que o Estado do Rio de Janeiro nunca vai precisar se preocupar em colocar nenhum centavo em manutenção e operação. Estamos apresentando uma solução excelente para o contribuinte do Rio de Janeiro, o que é extremamente importante principalmente por uma questão de crise fiscal.
O Flamengo está longe de um acerto para jogar no Maracanã?
- Não sei, se dependesse de nós já estaria feito. Nós temos que ver qual é a decisão da atual concessionária e do governo do Estado. Se vai haver uma nova licitação ou se vai haver uma simples transferência do controle da concessão. Nos dois casos estamos preparados para participar.
Como fica a Primeira Liga, após desistências de Coritiba e Atlético-PR?
- Fica do mesmo jeito, sem problemas. Vai haver o torneio, estamos planejando, definindo os últimos detalhes. A posição dos clubes no Campeonato Brasileiro é importante para decidir isso. E aí, isso tem um impacto nas datas disponíveis do ano que vem. Eu não tenho controle sobre as decisões dos outros clubes. Os dois do Paraná preferiram não participar e temos que respeitar. Mas, tenho certeza que, com os clubes que ficaram, do Rio, Minas, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, teremos um excelente torneio. A Liga vai fazer um torneio excelente e atrativo. Tenho certeza que vai atrair os recursos dos patrocinadores e transmissores das partidas.
O que dizer sobre o desempenho do Flamengo na reta final do Brasileiro?
- Os resultados não foram aqueles que a gente gostaria, infelizmente. Nossa obrigação é dar tudo nos próximos dois jogos para terminar da melhor maneira possível.
O Palmeiras vai ser campeão Brasileiro?
- Acho que vai, porque se o Fla ganhar do Santos, o Palmeiras já é automaticamente campeão.
O Flamengo pretende fazer uma parceria com o Botafogo para utilizar a estrutura já existente na Ilha do Governador ou vai partir do zero para a construção?
- Estamos preparados para as duas hipóteses. Se o Botafogo quiser um tipo de acordo para reduzir os custos, acho que a gente tem que estar aberto. Se não houver nenhum tipo de entendimento, estamos preparados também e vamos fazer um excelente trabalho para tornar aquele estádio Luso-Brasileiro uma arena de primeiríssima.
Zé Ricardo está garantido no próximo ano?
- Já falei, é claro que vai ficar. Nesta época de fim de ano, sempre surgem uns coveiros, não vai adiantar nada. Ele vai ficar.
A pressão por títulos pode atrapalhar o time?
- Pode atrapalhar em nada, estamos preparados para ganhar e perder. A gestão é a mesma e a política de responsabilidade continua.