Candidatos à vice-presidência do Fla apresentam suas propostas
LANCE! ouviu os concorrentes pelas três chapas que disputam o pleito desta segunda-feira sobre montagem de elenco e perfil de jogadores. Confira!
- Matéria
- Mais Notícias
Na véspera da eleição presidencial do Flamengo, o LANCE! apresenta entrevistas com os candidatos à vice-presidência de futebol do clube: Flávio Godinho, caso Eduardo Bandeira de Mello (Chapa Azul) vença o pleito; Cacau Cotta, caso ele mesmo (Chapa Branca) consiga vencer; e Rodolfo Landim, caso Wallim Vasconcellos (Chapa Verde) seja eleito para o triênio 2016-2018. Confira:
Relacionadas
FLÁVIO GODINHO
CHAPA AZUL
‘Jogadores de perfil vencedor’
Qual o perfil de jogadores para o Flamengo a partir de 2016?
Buscaremos reforçar o elenco com jogadores de perfil vencedor, com conduta profissional, alta técnica e empenhados taticamente em colaborar com o coletivo da equipe. Com o saneamento de nossas contas, nosso poder de investimento está aumentando gradativamente e nosso pensamento é focar na contratação de jogadores que venham efetivamente resolver carências, com apostas pontuais em jovens promissores.
Por que o Flamengo não acerta em contratações de fora do país?
Porque no passado contratamos de forma empírica, sem uma análise mais aprofundada do histórico de rendimento e perfil dos atletas. A correção desse problema passa necessariamente pelo investimento nos nossos projetos de excelência em performance e o Centro de Inteligência e Mercado, além da ampliação e qualificação da nossa rede de “olheiros”.
Existe uma falta de identificação dos jogadores com a camisa do Flamengo atualmente. Por que isso ocorre?
Porque a diretoria pecou na contratação de alguns atletas. Como parte da solução do problema, estamos procurando reforços com perfil de liderança e que possam, efetivamente, assumir o papel de protagonistas no nosso elenco. Em paralelo, estamos em negociação com um gerente de futebol profissional, cargo hoje vago. Esse profissional terá como atribuição trabalhar ao lado do Rodrigo Caetano e o treinador para oferecer todas as condições necessárias para funcionamento do departamento de futebol profissional bom, incluindo parte disciplinar.
É possível montar um elenco a longo prazo com contratos geralmente de empréstimos de um ano?
Infelizmente essa é uma realidade do nosso futebol, que deve ser enfrentada. Nem mesmo um contrato de longo prazo garante a permanência de qualquer atleta, salvo na hipótese de existência de multa contratual em valor estratosférico, que iniba qualquer transferência. Para minimizar o problema, nossa ideia seria sempre firmar contratos de empréstimo com opção de compra.
CACAU COTTA
CHAPA BRANCA
'Temos que ter um perfil que não seja igual ao atual, com Canteros...'
Qual o perfil de jogadores para o Flamengo a partir de 2016?
Temos que ter um perfil que não seja igual ao recente, com Canteros, Lucas Mugni... Precisamos enviar pessoas capacitadas a todos os lugares para fazer análises que facilitem o processo de contratação para a montagem do time em 2016. Há a necessidade de garimpar, descobrir. Mas para ser titular absoluto, o Flamengo não é lugar de experiência. Perdemos algumas oportunidades no passado e não devemos repetir isso.
Por que o Flamengo não acerta em contratação de fora do país?
Porque contrata com erro, sem nenhuma inteligência e planejamento. Tudo que é falado é muito bonito, mas na prática nada é feito. Isso acontece porque as pessoas que passaram no futebol do Flamengo nos últimos anos não possuem o conhecimento necessário para que se faça um bom trabalho e haja a conquista de títulos.
Há uma falta de identificação dos jogadores com a camisa do Flamengo. Por que isso ocorre?
Porque falta comando, disciplina e regra. Na nossa diretoria, o jogador tem que ter alto desempenho em todos os aspectos passíveis de avaliação da direção e da comissão técnica. E tendo isso, ele não precisa nem concentrar para os jogos, poderá chegar ao estádio de maneira direta. Se não tiver, ele vai concentrar com dias de antecedência e precisará passar por treinamentos em horário integral. Apenas isso que fará que vá bem. Um outro ponto que vale destaque é que o jogador não sabe hoje em dia quem manda. E comigo será diferente, terei pulso firme.
É possível montar elenco a longo prazo com contratos geralmente de empréstimo de um ano?
Difícil. Por isso que a base precisa ser transformada. Cada vez o mercado está mais caro, o futebol europeu, asiático, o mercado dita os valores, não o Flamengo de maneira individual. O Flamengo precisa ter essa preocupação, voltar a ser um clube formador, fazer craque em casa. Revelar sai muito mais barato do que pagar esses altos salários. Tem que ter uma grande estrela pontualmente, mas com alto desempenho técnico e físico, indo para os torcedores.
RODOLFO LANDIM
CHAPA VERDE
'Atleta sabe, como é o caso, que não há comando, e não se compromete'
Qual o perfil de jogadores para o Flamengo a partir de 2016?
O jogador precisa estar comprometido, ter vontade de ganhar, ter espírito vencedor. Quem não se encaixar neste perfil, não terá espaço no elenco. Ser brasileiro ou estrangeiro não é o ponto principal. Isto vale para o atual elenco, para possíveis novas contratações e para a garotada da base que possa vir a subir ao profissional.
Por que o Flamengo não acerta em contratação de fora do país?
Futebol não é uma ciência exata. Já tivemos casos de estrangeiros que deram certo e outros que não. Mas também tivemos casos de brasileiros que deram certo e outros que não. Com os centros de inteligência e performance, que iremos aperfeiçoar, a tendência é a diminuição de erros. Além disso, montaremos um esquema forte de acompanhamento e apoio ao jogador que chega em um novo país, com problemas no idioma, cultura e amigos. Caso venhamos a ter jogadores estrangeiros na nossa administração, este será um dos trabalhos importantes do nosso gerente de campo.
Há uma falta de identificação dos jogadores com a camisa do Flamengo. Por que isso ocorre?
O problema começa em cima, na diretoria. Quando o jogador percebe que não há comando, como é o caso atualmente, ele não se compromete com a causa. Os jogadores, para atuarem no Flamengo, precisam saber o peso da nossa camisa. Hoje, muitos do elenco parecem não saber o que é isso, muito por culpa e omissão dos atuais dirigentes.
É possível montar elenco a longo prazo com contratos geralmente de empréstimo válidos por uma temporada?
Infelizmente, no futebol brasileiro é difícil se pensar em um elenco a longo prazo. Contratos de empréstimo de uma temporada realmente não permitem isso. O longo prazo será feito com o nosso trabalho com a base. Ela precisa voltar a fornecer jogadores para o profissional. Esta é uma filosofia que precisa ser implantada com muito trabalho e persistência. Nós faremos isto no clube.
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias