Com números e desempenho, Flamengo torna classificação na Libertadores ‘questão de tempo’

Flamengo domina e vence o Corinthians em São Paulo e, no Rio de Janeiro, jogará com grande vantagem para avançar às semifinais da Libertadores. Classificação está próxima

Escrito por

Apesar do discurso cauteloso de Dorival Júnior e jogadores após a vitória do Flamengo por 2 a 0 sobre o Corinthians, nesta terça, nada indica que a vaga para as semis da Libertadores escapará do Rubro-Negro na próxima terça, quando o time carioca recebe os paulistas no Maracanã. Além da vantagem, o Flamengo tem como "aliados" o desempenho e os números para confirmar a classificação na Copa.

- Tivemos uma atuação madura, mas apenas uma. Foi apenas uma atuação, ainda tem noventa minutos e precisamos ter cuidado no jogo de volta - avaliou o precavido Dorival Júnior ainda em São Paulo.

OS SINAIS DADOS NA NEO QUÍMICA ARENA

Se nos 15 minutos iniciais o time de Vitor Pereira conseguiu levar perigo ao gol de Santos, aos poucos, a equipe de Dorival Júnior assumiu as rédeas da partida e, com Arrascaeta inspirado, ditou o ritmo. O desempenho do Flamengo foi muito superior, fazendo jus ao momento vivido pela equipe, em franca evolução com o treinador.

Além disso, se o Corinthians sofre com baixas - algo já enfrentado pelo Flamengo na temporada -, Dorival Júnior tem ganhado mais e mais opções. A base está formada, e, ao olhar para o banco, o técnico conta com jogadores como Vidal, Cebolinha, Lázaro e Victor Hugo.

Confiante, o Flamengo mostra-se cada vez mais seguro e em sintonia.

FORÇA DO FLAMENGO COMO MANDANTE

Os mais de 60 mil ingressos já estão vendidos para o jogo de volta, no Maracanã. Atuando como mandante na Libertadores, o Flamengo vive sua maior sequência invicta. São 18 jogos sem perder em seus domínios, com 15 vitórias e três empates. O último revés foi em abril de 2019, por 1 a 0, para o Peñarol. Por três ou mais gols - diferença necessária para o Corinthians -, o Rubro-Negro não perde em casa na Copa desde 2008, na fatídica eliminação para o América do México.

Além disso, nas últimas duas vezes que o Flamengo esteve nas quartas de final da Libertadores, em 2019 e 2021, conquistou a classificação para as semis, passando por Internacional e Olímpia.

Já em 2022, são apenas duas derrotas como mandante, no Maraca: para o Fluminense, no Estadual, e para o Fortaleza, pelo Brasileirão.

O histórico recente contra o Corinthians também é positivo: são quatro vitórias consecutivas no Rio de Janeiro, onde o Flamengo não perde desde 2015, ou há oito jogos. Por outro lado, o time de Vitor Pereira não sabe o que é vencer há seis partidas nesta Libertadores.

Dorival Júnior, Arrascaeta e David Luiz destacaram os "cuidados" que o Flamengo deve ter até a confirmação da vaga. Do lado rival, Balbuena evitou "jogar a toalha". Por mais que os números e a fase estejam a favor da classificação rubro-negra, a definição, de fato, só será conhecida na próxima terça-feira, a partir das 21h30, no Maraca.

Siga o Lance! no Google News