‘Tira dúvidas’ sobre o caso de Guerrero: defesa, punição e mais
LANCE! conversou com Fernando Solera, presidente da comissão de dopagem da CBF
- Matéria
- Mais Notícias
O caso Guerrero ainda é um mistério. Um exame antidoping ao qual o atacante foi submetido constatou a presença de uma substância estimulante, após a partida entre Peru x Argentina, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo. Mas, por enquanto, o peruano está apenas sob suspeita.
Guerrero nem sequer foi notificado oficialmente sobre o caso e terá direito à defesa. Sabe-se apenas que trata-se de uma substância estimulante. A Fifa optou por suspender o atacante provisoriamente por 30 dias.
Confira abaixo alguns esclarecimentos sobre o que pode vir a acontecer.
Que punições podem resultar em um controle de dopagem com resultado analítico reverso, como é o caso?
As punições variam entre penas, multas e até mesmo banimento do Esporte. A punição para o atleta pode chegar a quatro anos de suspensão das competições em qualquer tipo de modalidade esportiva e não apenas naquela onde a dopagem aconteceu, em caso de primeira infração.
E se o atleta utilizar uma substância ou método proibido sem intenção, ele poderá sofrer conseqüências assim mesmo?
Sim. O atleta é responsável por tudo que entra em contato com seu corpo. No entanto, eventuais punições dependem de como a substância proibida foi ingerida. Houve intenção ou não? Tudo isso pesa num julgamento.
Quanto tempo Guerrero tem para apresentar sua defesa?
Não há um prazo fixo. Porém, Guerrero terá cindo dias úteis para apresentar uma robusta defesa a partir do momento que for notificado do resultado do exame. Como é estrangeiro atuando no Brasil, o peruano pode ter mais de cinco dias úteis para se defender.
A substância estimulante encontrada no exame de Guerrero (S6) pode ser originada de um medicamento antigripal, por exemplo?
Sim. Alguns medicamentos antigripais contêm estimulantes.
Fontes: Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem e Fernando Solera, presidente da comissão de dopagem da CBF.
*A reportagem foi atualizada às 18h37. A Federação Peruana de Futebol informou que Guerrero foi suspenso provisoriamente pela Fifa por 30 dias.
Relacionadas
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias