Flamengo derrota Spurs e avança à final da Copa Intercontinental

Com show de Franco Balbi, Rubro-Negro supera início ruim para, a partir da metade da partida, criar uma boa vantagem; adversário na decisão será o AEK Atenas

Escrito por

O Flamengo superou a primeira barreira em busca do bicampeonato mundial de basquete. Nesta sexta-feira, o Rubro-Negro contou com a ajuda de sua torcida para superar o Austin Spurs, filial do San Antonio Spurs na liga de desenvolvimento da NBA, por 90 a 58, em partida realizada na Arena Carioca 1, válida pela semifinal da Copa Intercontinental.

Com o resultado, o Rubro-Negro se garante na decisão do Mundial de basquete. O próximo compromisso será no domingo, também na Arena Carioca 1, contra o AEK Atenas, da Grécia, que superou o San Lorenzo, da Argentina, na outra semifinal. O horário do duelo está marcado para 18h.

Franco Balbi liderou o Flamengo rumo ao triunfo e foi o destaque da partida, contribuindo com 19 pontos e 6 assistências. Além dele, outro jogador com momentos de protagonismo foi Marquinhos, com 17 pontos; pelo lado dos americanos, Josh Huestis, com 10 pontos, foi quem mais se destacou.

Antes da partida, foi respeitado um minuto de silêncio em homenagem aos dez meninos mortos no incêndio no CT Ninho do Urubu. A torcida presente na Arena Carioca 1 respeitou o momento e não fez nenhum barulho durante o período. Em quadra, os jogadores do Flamengo estavam o nome das vítimas nas camisas de aquecimento e o Austin Spurs, por sua vez, mostraram camisas com os nomes dos meninos quando as equipes estavam perfiladas.

O público presente na Arena Carioca 1 foi baixo. Apesar de se tratar de uma competição de nível continental, os torcedores não apareceram em bom número para a partida. Nas arquibancadas, foi possível ver muitas crianças e a torcida do Flamengo cantou e apoiou durante todo o instante, o que refletiu no desempenho da equipe de Gustavo De Conti em quadra.

O jogo
A equipe da casa encontrou dificuldade de propor seu estilo de jogo nos minutos iniciais do primeiro quarto, já que não conseguia passar da marcação do Austin Spurs, que chegou a abrir sete pontos de vantagem no placar. Coube ao armador Franco Balbi liderar a reação do Flamengo - o argentino fez oito pontos consecutivos e ajudou o Rubro-Negro a fechar os primeiros dez minutos em vantagem: 20 a 15.

O começo do segundo período foi marcado pela ineficiência de ambos os ataques, que, presos às respectivas defesas, não pontuavam muito. Apesar disso, o Flamengo conseguiu manter a liderança no placar durante todo o quarto e, nos minutos finais, Franco Balbi apareceu novamente e, com três importantes bolas de três, fechou o intervalo com 19 pontos e colocou o Rubro-Negro com 44 a 29 no placar, uma vantagem considerável.

Chuva de três! Na volta do intervalo, o Flamengo, neutralizando as ações de defesa do Spurs, conseguia criar melhores oportunidades de ataque. Nesse contexto, Deryk e Marquinhos, com cestas de longe, foram importantes para aumentar a vantagem do Rubro-Negro no placar e praticamente selar a vitória. Com o triunfo de 23 a 11 no terceiro período, o clube da Gávea liderava, na totalidade, por 67 a 40.

Com uma vantagem consolidada no placar, o treinador Gustavo De Conti poupou alguns dos titulares nos minutos finais da partida. Apesar disso, o Flamengo não diminuiu o ritmo e fechou uma vitória sem sustos. No fim, classificação para a final da Copa Intercontinental e festa da torcida rubro-negra presente no Rio de Janeiro.

Siga o Lance! no Google News