menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!
logo lance!

Acesse sua conta para ter acesso a conteúdos exclusivos e personalizados!

‘Dono da bola’: estilo do Flamengo de Maurício Barbieri agrada a Dorival

Entre os 20 clubes da Série A do Campeonato Brasileiro, o Rubro-Negro é quem mais fica com a posse de bola em média, além de estar entre as equipes que mais trocam passes

Dorival Júnior em seu primeiro treino no Flamengo
imagem cameraDorival Júnior em seu primeiro treino no Flamengo (Foto: Gilvan de Souza/Flamengo)
Avatar
Lance!
Rio de Janeiro (RJ)
Dia 01/10/2018
19:07
Atualizado em 02/10/2018
12:03

  • Matéria
  • Mais Notícias

A troca no comando técnico da equipe foi a cartada final da direção do Flamengo em busca de um fim de temporada positivo. Com contrato até o fim do ano, Dorival Júnior substituiu Maurício Barbieri já na partida de sábado - empate sem gols com o Bahia -, mas, de fato, começou a dar sua cara ao time ontem, em seu primeiro treino no Ninho do Urubu. São esperadas mudanças na equipe, mas não quanto ao estilo de jogo, o qual agrada Dorival Júnior.

- Me agrada muito a maneira como o Barbieri prepara suas equipes. Se assemelha muito com o que sempre pensei e gostei do futebol. Nossos conceitos se aproximam muito e eu acredito nesse tipo de jogo, nesse tipo de conceito - afirmou Dorival em sua apresentação.


O atual Flamengo tem como característica a posse de bola. No Brasileirão, o Rubro-Negro é quem tem, em média, a bola nos pés por mais tempo: 56% das partidas. O Grêmio, com 55%, vem logo atrás. O time, comandado por Barbieri em 26 das 27 rodadas, também está entre as equipes que mais trocam passes e tem um aproveitamento de 92,3% no quesito. Os números são do Footstats.

O desafio de Dorival é tornar a posse de bola produtiva. Nas últimas cinco partidas do Campeonato Brasileiro, por exemplo, a equipe da Gávea ficou mais tempo com a bola do que todos adversários e marcou seis gols - foram dois empates, duas vitórias e uma derrota.

A queda na produção está relacionada ao momento dos centroavantes - Henrique Dourado, Uribe e Lincoln -, que não marcam há mais de 45 dias. Uma das mudanças que o treinador deseja é que o time tenha mais profundidade, com chegada à linha de fundo dos pontas e laterais. Serão três treinos para Dorival Júnior aperfeiçoar a equipe visando o duelo contra o Corinthians, na sexta, em São Paulo.

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias