Flamengo estabelece sistema defensivo, e Vítor Pereira dá ênfase a um aspecto
Formação com três nomes na linha defensiva é a mudança mais significativa feita por Vítor Pereira neste início de trabalho no Flamengo
Alheio à pressão externa, Vítor Pereira tenta "controlar o que pode" e busca a evolução do Flamengo. A adoção de uma linha defensiva com três homens, desde o jogo de volta contra o Independiente Del Valle, é a mudança mais significativa sob seu comando até o momento.
O técnico mostra convicção no sistema, que parece estabelecido na equipe que se prepara para enfrentar o Vasco, na segunda-feira, no Maracanã, pelo jogo de ida da semifinal do Campeonato Carioca - saiba sobre o jogo aqui.
+ Respaldo do Flamengo diminui, e Vítor Pereira vive momento de maior pressão no clube
Após as frustrações em janeiro e fevereiro, Vítor Pereira começou a romper com as estruturas do time - o L! contou aqui. A primeira experiência com o sistema defensivo foi contra o Del Valle, no Maracanã. Desde então, o técnico repetiu a formação contra Vasco e Fluminense, apesar de ter feito mudanças nos nomes usados. Para o próximo Clássico dos Milhões, a expectativa é a mesma.
FOCO NA SAÍDA DE BOLA
No treino de sexta, os principais jogadores do Flamengo trabalharam em campo reduzido. Com os demais atletas, Vítor Pereira deu ênfase à saída de bola dentro deste sistema com a linha defensiva com três zagueiros. A defesa, nesta atividade, contou com Fabrício Bruno, Rodrigo Caio e Cleiton.
VP começou a experimentar o sistema com Thiago Maia aberto pelo lado esquerdo. Com a entorse sofrida pelo volante - que ainda não está voltou a treinar com o elenco e é dúvida para a ida da semi do Estadual -, Léo Pereira voltou contra o Vasco após um mês de recuperação de lesão muscular.
A tendência é de que Léo Pereira seja mantido na equipe titular contra o Cruz-Maltino. As demais vagas devem ficar com Fabrício Bruno e Rodrigo Caio, uma vez que David Luiz se recupera de um trauma no joelho direito e não deve ficar à disposição para o clássico. As atividades do fim de semana serão decisivas para Vítor Pereira, que confirmará a formação do Flamengo no dia do jogo.
A SITUAÇÃO DOS ALAS
Com a nova formação, os laterais do time de Vítor Pereira ganharam liberdade e viraram alas. Ayrton Lucas e Varela foram os mais utilizados nesta função até o momento. Porém, o lateral-direito uruguaio, com incômodo muscular revelado pelo técnico após o Fla-Flu, ainda segue como dúvida.
No último clássico, foram Everton Cebolinha e Matheuzinho que iniciaram a partida nas funções.
De lado de fora do Ninho do Urubu, a pressão segue grande. Após o protesto no CT na manhã de sexta, uma nova manifestação está marcada para a manhã deste sábado, mas na sede da Gávea.