Flamengo x Athletico: público da final da Libertadores fica aquém do projetado pela Conmebol; saiba mais
Estádio Monumental, em Guayaquil, foi palco da decisão única da Libertadores de 2022
A realização da decisão única da Copa Libertadores foi cercada pela expectativa quanto à presença do público. No sábado, o Flamengo conquistou o Tri da América, ao vencer o Athletico por 1 a 0, e 38 mil torcedores estiveram no Estádio Monumental - um número inferior, mas próximo aos 40 mil que eram esperados pela própria Conmebol.
A capacidade do Monumental, casa do Barcelona SC, é de 59 mil lugares. Porém, 48 mil estavam à disposição para a final.
Tratando-se de uma final continental, o estádio teve mudanças estruturais, como montagem de uma tribuna de imprensa maior, pontos de segurança e equipamentos. Além disso, não houve venda dos camarotes que pertencem ao Barcelona. Das 827 suítes - como chamam os equatorianos - do estádio, cerca de 20 foram ocupadas.
CONMEBOL 'SE VIROU' PARA ENCHER AS ARQUIBANCADAS
Com a baixa procura por entradas para a final - que custavam 142 dólares para os setores das torcidas de Athletico e Flamengo e 245 dólares para os setores abertos ao público geral -, a Conmebol 'se virou' nas semanas que antecederam o jogo para não deixar as arquibancadas visivelmente vazias na partida do último sábado.
Descontos para sócios do Barcelona SC e distribuição de ingressos surtiram efeito. Os equatorianos dividiram o estádio com os brasileiros, em harmonia como nos dias que antecederam o jogo, e visualmente, a decisão da Libertadores teve um público digno.