menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!
logo lance!

Acesse sua conta para ter acesso a conteúdos exclusivos e personalizados!

Guayaquil é palco de festa do futebol para ‘poucos’ da Libertadores. Vale a pena?

Habitantes da cidade recepcionam torcidas de Flamengo e Athletico de braços abertos. Porém, alto custo evita maior presença de torcedores brasileiros

Guayaquil se mostrou uma cidade muito hospitaleira
imagem cameraMatheus Dantas / Lance!
Avatar
Lance!
Enviado especial em Guayaquil (EQU)
Dia 30/10/2022
17:12

  • Matéria
  • Mais Notícias

“Bem-vindos à festa do futebol”: a faixa feita à mão e estendida em uma das casas no entorno do Estádio Monumental reflete bem como os brasileiros foram recebidos pelos equatorianos em Guayaquil, sede da final da Libertadores entre Flamengo e Athletico no último sábado. A organização e a segurança também deram aos torcedores uma experiência positiva. O porém, como já sabido, é que tal experiência segue sendo para poucos.

O LANCE! apurou que o Monumental recebeu 38 mil torcedores na vitória do Flamengo por 1 a 0 (o estádio tem capacidade para 58 mil torcedores). A proporção entre brasileiros e equatorianos no estádio não foi estimada. A reportagem, presente na decisão, percebeu que ao menos metade dos presentes eram locais.

>> Flamengo sobe em ranking! Saiba clubes do Brasil com mais títulos internacionais

Presente em três das quatro finais únicas, nem mesmo a torcida do Flamengo conseguiu ocupar 100% do Setor Sul. De qualquer forma, fez bela festa - que seguiu do estádio ao Puerto Santa Ana madrugada a dentro. Guayaquil, assim como Lima, em 2019, e Montevidéu, em 2021, foram “copadas” pela Nação.


A dificuldade logística, a distância e os altíssimos custos impediram uma presença maior das torcidas brasileiras, além de afastar em definitivo os torcedores com menos recursos. São poucos os que podem desembolsar R$ 6 mil em passagem, menos ainda os que encaram uma viagem do Acre ou Cuiabá, de ônibus ou carro, para seguir sua paixão.

Aqueles que conseguiram chegar à Guayaquil foram recebidos de braços abertos pelos locais, com policiamento reforçado nas ruas onde as torcidas se concentraram e boa organização por parte da Conmebol. Vale refletir se, colocando tudo na balança, o futebol, a festa e seu povo ganham sendo assim.

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias